Geral

CRAS realiza palestras para gestantes, crianças e idosos

Ao final de todas as palestras, aconteceram descontraídas confraternizações e foram servidos deliciosos lanches

Esta semana foi bastante movimentada no CRAS de Orleans, com a realização de importantes e dinâmicas palestras nos programas desenvolvidos para gestantes, crianças e idosos. Os encontros, que acontecem semanalmente nos projetos, abordam temas importantes para o cotidiano desses grupos.

Com o avanço da idade as doenças começam a se manifestar, o que faz com que as pessoas tenham mais cuidado com a saúde. Por isso, os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tiveram uma palestra a enfermeira Maiara Dal Ponte Martins, que explanou sobre esse assunto. Na oportunidade, os idosos tiraram suas dúvidas sobre Osteoporose, Bronquite, doenças cardíacas e doenças pulmonares e as formas de prevenir essas e outras doenças.

Também foram abordados os benefícios da realização de caminhadas diárias e os malefícios do tabagismo na terceira idade. Maiara ainda ressaltou a importância do exame de próstata para os homens, que atualmente pode ser feito por meio do exame de sangue, e do preventivo para as mulheres, que deve ser feito anualmente. Além disso, a enfermeira orientou todos os idosos a tomarem a vacina contra o Tétano a cada dez anos.

Já no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Gestantes o tema desta semana foi as transformações físicas e hormonais que acontecem durante o período gestacional, que podem diminuir a libido e a vontade de fazer sexo. É comum a mulher sentir náuseas, vômitos, cansaço e seios doloridos. Algumas também acham que o ato sexual pode prejudicar o bebê ou mesmo provocar um aborto.

Com a palestra “Sexualidade na Gestação”, as mulheres que participam do projeto tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas relativas ao assunto. O encontro foi ministrado pela a enfermeira Renata Rinaldi, do ESF Santo Antônio.
As mães e crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos e suas Famílias também tiveram uma tarde bastante diferente nesta semana, com o resgate de brincadeiras antigas como esconde-esconde, pula corda e  pega-pega.

A atividade contou com o auxílio da educadora física Jamile Teixeira Machado e mostrou para as crianças o quanto a infância dos pais foi diferente, já que na época não existia vídeo game nem computador. Porém, diversão não faltava.
Ao final de todas as palestras, aconteceram descontraídas confraternizações e foram servidos deliciosos lanches.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação da Prefeitura de Orleans

  • 1919791da8b096054273e4dd0a27b5cd
  • 319b09719c0452fce3caf9f328d08758

Notícias Relacionadas

Ano letivo inicia com procura intensa pelo Ensino Médio e Técnico em conjunto, na SATC de Orleans

Pais de toda a região buscam na instituição, o diferencial na formação educacional de seus filhos.

Jovem de 23 anos é preso por tráfico de drogas em São Ludgero

Em ação conjunta da Polícia Civil e Militar, foram encontrados ainda 85 comprimidos de ecstasy

Caminhoneiro embriagado colide contra dois carros e foge da polícia em Orleans

Motorista seguiu dirigindo ainda por aproximadamente 3 km, até acatar a ordem de parada da Polícia Militar.

Motorista é flagrado dirigindo embriagado na SC-370, em Braço do Norte

Polícia ordenou parada, mas motorista desrespeitou.