Geral

CRAS realiza palestras para gestantes, crianças e idosos

Ao final de todas as palestras, aconteceram descontraídas confraternizações e foram servidos deliciosos lanches

Esta semana foi bastante movimentada no CRAS de Orleans, com a realização de importantes e dinâmicas palestras nos programas desenvolvidos para gestantes, crianças e idosos. Os encontros, que acontecem semanalmente nos projetos, abordam temas importantes para o cotidiano desses grupos.

Com o avanço da idade as doenças começam a se manifestar, o que faz com que as pessoas tenham mais cuidado com a saúde. Por isso, os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tiveram uma palestra a enfermeira Maiara Dal Ponte Martins, que explanou sobre esse assunto. Na oportunidade, os idosos tiraram suas dúvidas sobre Osteoporose, Bronquite, doenças cardíacas e doenças pulmonares e as formas de prevenir essas e outras doenças.

Também foram abordados os benefícios da realização de caminhadas diárias e os malefícios do tabagismo na terceira idade. Maiara ainda ressaltou a importância do exame de próstata para os homens, que atualmente pode ser feito por meio do exame de sangue, e do preventivo para as mulheres, que deve ser feito anualmente. Além disso, a enfermeira orientou todos os idosos a tomarem a vacina contra o Tétano a cada dez anos.

Já no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Gestantes o tema desta semana foi as transformações físicas e hormonais que acontecem durante o período gestacional, que podem diminuir a libido e a vontade de fazer sexo. É comum a mulher sentir náuseas, vômitos, cansaço e seios doloridos. Algumas também acham que o ato sexual pode prejudicar o bebê ou mesmo provocar um aborto.

Com a palestra “Sexualidade na Gestação”, as mulheres que participam do projeto tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas relativas ao assunto. O encontro foi ministrado pela a enfermeira Renata Rinaldi, do ESF Santo Antônio.
As mães e crianças participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos e suas Famílias também tiveram uma tarde bastante diferente nesta semana, com o resgate de brincadeiras antigas como esconde-esconde, pula corda e  pega-pega.

A atividade contou com o auxílio da educadora física Jamile Teixeira Machado e mostrou para as crianças o quanto a infância dos pais foi diferente, já que na época não existia vídeo game nem computador. Porém, diversão não faltava.
Ao final de todas as palestras, aconteceram descontraídas confraternizações e foram servidos deliciosos lanches.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação da Prefeitura de Orleans

  • 1919791da8b096054273e4dd0a27b5cd
  • 319b09719c0452fce3caf9f328d08758

Notícias Relacionadas

Chuva, ventos fortes e granizo causam prejuízos em Criciúma

Tempo abafado deu lugar à chuva forte e granizo, danificando mais de 400 casas na cidade.

Administração Municipal de Criciúma suspende serviços da rede pública após temporal

Defesa Civil de Criciúma atende famílias atingidas por temporal

Pontos de atendimentos foram instalados em bairros da cidade para auxiliar e cadastrar os moradores afetados.

Cidades da Serra de Santa Catarina registram queda de granizo