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CREAS: mais um importante serviço à disposição dos orleanenses

Foto: Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Imprensa

Foto: Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Imprensa

Ainda em fase de estruturação, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS desenvolve um importante trabalho em Orleans desde o final do ano passado. Conheça mais sobre o serviço com a entrevista realizada com a coordenadora do Creas, Maria Goreti Volpato Alberton.

1 – O que é o CREAS e como desenvolve seu trabalho?

CREAS é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, vinculado a Secretária de Assistência Social e Habitação, destinado a prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. Após o recebimento de denúncia a coordenação, junto com a assistente social, realiza uma visita in loco para averiguação.

2 – Quais as principais ações do CREAS?

 

Ofertar e referenciar serviços especializados de caráter continuado para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos; exemplificando, acolhida e escuta individual voltada para identificação de necessidades de indivíduos e famílias.

3 – Como a população pode procurar o CREAS? As denuncias são anônimas?

 

Podem procurar espontaneamente ou por meio de denúncias pelo telefone 3466-1399 ou pelo e-mail creas.social-orleans@hotmail.com. As denúncias nem sempre são anônimas, podem também serem encaminhadas pelo Ministério Público ou por outros órgãos competentes como o CRAS ou Conselho Tutelar, por exemplo.

4 – Em parceria com quais órgãos e entidades o CREAS pode desenvolver seu trabalho?

Existe uma relação de interdependência do CREAS com a rede socioassistencial das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos. As parcerias estão diretamente relacionadas à articulação eficiente com a rede local ou até mesmo regional. Podem ser parceiros:

– CRAS;

– Gestão dos Programas de Transferência de Renda e Benefícios;

– Serviços de saúde em especial Saúde Mental;

– Órgãos de Defesa de Direitos (Conselho Tutelar);

– Rede de Educação;

– Serviços de acolhimento.

5 – Qual o papel da sociedade no trabalho do CREAS?

O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos, pois ele necessita encaminhar seus usuários e familiares para os demais que ofertam serviços para haja uma intervenção efetiva. O CREAS precisa manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não governamental e contar com a colaboração da população.

6 – Qual público deve ser atendido no CREAS?

Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidos famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido á aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outros.

7 – Quando totalmente estruturado qual o quadro de funcionário necessário? Qual a função de cada profissional?

Quando totalmente estruturado o CREAS, contará com a seguinte equipe: um coordenador, um assistente social, um psicólogo, um auxiliar administrativo, um recepcionista, um auxiliar de serviços gerais feminino e um advogado.

Coordenador – Coordena, orienta equipe, planeja, delega funções que norteiem todos os trabalhos do órgão, com eficiência dos serviços prestados.

Assistente Social – Compõe a equipe multidisciplinar do CREAS e, individualmente ou em equipe, presta todo atendimento aos beneficiários, serviços e ações do órgão. Cumpre com as atividades que foram determinadas inerentes a sua própria profissão do CREAS.

Psicólogo – Presta todo atendimento aos beneficiários, individualmente ou em equipe, em conformidade com a Lei e com as atribuições legais de sua profissão, aplicáveis as necessidades do CREAS.

Recepcionista – Recepciona e atende o público interno e externo, buscando identificar e encaminhar aos setores competentes; atender as ligações telefônicas, agendamentos diversos; controle de fluxo de documentos; recebimento e expedição de protocolos de documentos.

Auxiliar de Serviços Gerais- Realiza todos os serviços de limpeza e higiene interna e externa do CREAS. Prepara e serve lanches, cafés, sucos, etc. Executa todas as tarefas designadas.

Auxiliar Administrativo – Apoia os demais profissionais no que se refere às funções administrativas e na relação com o órgão gestor e com a rede, participa das reuniões de equipe para o planejamento de atividades, avalia processos, fluxos de trabalho e resultados, e participa das atividades de capacitação e formação continuada da equipe do CREAS.

Advogado – Presta atendimento jurídico – em caráter administrativo, extrajudicial, consultivo e informativo – ao público beneficiário, emite pareceres jurídicos e participa de eventos, reuniões e palestras com a meta de cumprir os objetivos.

9 – Qual o local e horário de funcionamento?

O CREAS atende na Rua Professor Maia, nº 360 Bairro Lomba, de segunda a sexta-feira, sendo que o horário poderá ser flexibilizado para possibilitar a ampliação do acesso aos serviços ofertados.

10 – Como coordenadora, qual a sua expectativa para o trabalho do CREAS em Orleans?

Minha expectativa é de que os usuários e as famílias utilizem de forma efetiva mais este benefício trazido pela Administração Municipal atual para resolver os agravos instalados, trazendo assim o entendimento e a paz familiar e comunitária.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Assessoria de Imprensa