Geral

Crianças conhecem destino certo para resíduos em palestra

Ação de conscientização e entrega de cartilhas marcou a manhã desta terça-feira (15) na Escola José Rosso, no bairro Quarta Linha

Crianças de oito a 12 anos da Escola Municipal José Rosso, do bairro Quarta Linha, receberam, nesta terça-feira (15), uma palestra sobre resíduos sólidos e disposição de materiais da construção civil. Com o intuito de conscientizar e informar sobre o destino correto destes materiais, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) disponibilizou três profissionais para ministrar o assunto e entregar cartilhas informativas aos estudantes.

Na implantação deste novo projeto, estavam a engenheira ambiental Franciele Ferreira e também os representantes do setor de obras e da Famcri, Jéssica Muffato e Rafael Meller Búrigo, ambos estudantes de engenharia ambiental. Conforme Franciele, a proposta desta ação faz parte do plano de gerenciamento de resíduos da construção civil. Tendo a escola como pilota, o projeto tem por objetivo atender primeiramente aos colégios da rede e depois os órgãos e prédios públicos.

A engenheira afirma que o foco da palestra foi o resíduo civil, mas que o destino e a coleta do lixo domiciliar também foram debatidos entre os alunos. “Realizamos a palestra para ver a necessidade da coleta no local e também a geração de resíduos.Depois das férias os trabalhos de implantação de compostagem, materiais orgânicos, reativação da coleta de óleo, pilhas e demais materiais recicláveis iniciarão na escola”, afirma Franciele.

Durante a ação, o total de 60 cartilhas foi disponibilizado aos estudantes contendo informações sobre resíduos da construção civil. “Estamos plantando hoje para colher no futuro. É um trabalho todo de conscientização em relação aos programas da construção civil para que essas crianças possam levar a ideia até os pais, quando forem realizar alguma obra em casa, por exemplo”, fala.

O prefeito Municipal, Márcio Búrigo, foi o maior incentivador da realização do projeto e destacou a importância que a ação tem. “As crianças são o amanhã de nossa cidade e a educação é a base para o crescimento correto. A coleta de resíduos, esta preocupação com a disposição certa e legal dos materiais é fundamental para o desenvolvimento de toda criança como futuros cidadãos”, afirma Búrigo.

Colaboração: Denise Possebon

 

[soliloquy id=”76182″]