Geral

Crianças e Adolescentes da Afasc ganham momentos de lazer em Viamão

Desde a última semana os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), estão vivendo dias de lazer na fazenda Quinta da Estância, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Cada grupo, atendido nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), está sendo levado pela instituição com o intuito de proporcionar momentos de diversão e conhecimento. Nesta semana será a vez dos usuários dos CRAS Cristo Redentor, Santa Luzia e Renascer participarem das atividades terça-feira (13), quarta-feira (14) e quinta-feira (15), respectivamente.

A coordenadora da Assistência Social da Afasc, Naiany Colombo Dias, afirma que o cronograma foi elaborado com muito carinho. “Fizemos cada dia um CRAS para que eles possam aproveitar cada momento e receber toda atenção necessária”, ressaltou. Ela afirma que o serviço da Afasc trabalha a mesma linha do Estatuto da Criança e do Adolescente, proporcionando autonomia, conhecimento, autoexpressão, entre outros. “Sabemos que esta experiência irá contribuir muito para o desenvolvimento dessas crianças. O serviço completa o que a escola oferece, garantindo acesso ao passeio que envolve aprendizado, tudo gratuito”, complementou. 

Na última semana participaram das atividades os usuários dos CRAS Tereza Cristina, Próspera e Vila Miguel. Para a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos, Ana Elisa Fernandes, foi emocionante ver os usuários deslumbrados com tudo que viam. Ela recorda que antes da viagem foi passado um vídeo sobre o local e a estrutura oferecida pela fazenda. “Eles já foram com a expectativa do banho de lama e todos se envolveram, as crianças, adolescentes e os técnicos. Acredito que esta tenha sido uma das experiências mais gratificantes e significativas que já proporcionamos aos usuários do serviço”, avaliou entusiasmada, dizendo que o retoro está sendo muito positivo.

A adolescente Jhenifer Linderger, de 14 anos, está há dois anos no CRAS Vila Miguel. Segundo a garota, essa foi a melhor atividade que já participou. “Acho que vai ser difícil a Afasc superar. Adorei a trilha, ver os animais, eu nunca tinha visto uma arara”, considerou. Para Larissa Machado Silveira, de 12 anos, participante do mesmo CRAS há seis anos, o dia vivido na fazendo foi de muita alegria. Fazia frio no Rio Grande do Sul, mas nem a baixa temperatura a impediu de entrar na piscina, tomar banho de lama e curtir tudo que estava a sua disposição. “Foi o melhor passeio que já tivemos. Gostei de tudo”, garantiu.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”66565″]