Geral

Crianças e idosos trocam experiências em encontro intergeracional

Alegria não faltou no encontro intergeracional realizado na tarde desta quinta-feira (26), no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). O encontro acontece na parceria dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa e para Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos. A ideia foi lançada no início do ano, no planejamento das atividades, para que os usuários valorizem as diferenças e respeitem as diferenças de idade. Neste encontro estavam presentes os usuários do serviço no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Miguel e Santa Luzia, e os grupos de idosos da mesma região.

A gente do serviço para Crianças e Adolescentes, Ana Elisa Fernandes, comentou que para este encontro foram preparadas apresentações de danças, mas em outras datas já ocorreram gincanas, brincadeiras antigas, entre outros. “Nossa meta é que eles tenham um olhar diferenciado para que exista respeito. Muitos são criados pelos avós e toda troca de experiência é válida”, relatou. Por falar em avós, quem estava esbanjando sorrisos era a dona Dulce Maria Limberger, de 66 anos. Acontece que na apresentação “Evolução da Música”, do Cras do Vila Miguel, estavam as quatro netas: Leticia, Jhenifer, Karine e Camile. “Eu fico muito orgulhosa de ver elas participando dessas atividades. Estão sempre envolvidas”, comentou entusiasmada.

A pequena Letícia, de 10 anos, ficou feliz de participar da dança e ter a avó na plateia. Para a adolescente Jhenifer, participar desse encontro com os idosos é muito importante para as pessoas mais novas. “A gente vê que eles também têm capacidade e disposição para cantar, dançar e se apresentar”, avaliou a garota. Neste semestre ainda haverá dois encontros intergeracionais no CCTI e nos CRAS.

Colaboração: Jussi Moraes

[soliloquy id=”73374″]