Segurança

Criciúma deflagra a Operação Salvando Vidas

Ação integrada entre Prefeitura e órgãos de segurança pública busca diminuir índice de mortes no trânsito

Diminuir o número de mortes de criciumenses nas estradas de todo o Brasil é o objetivo da Operação Salvando Vidas, deflagrada pela Administração Municipal, via Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma – ASTC e Guarda Municipal, com a parceria da Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar, Ciretran Criciúma, Instituto Geral de Perícias – IGP e Polícia Civil.

Segundo dados da PRF, Criciúma ocupa o 10º lugar no ranking de cidades catarinenses que possuem mais moradores que morrem no trânsito em todo Brasil. Seguindo o exemplo federal, feito através da Operação Rodovida Cidades, o município criciumense inicia essa semana ações de combate às causas desses acidentes fatais. “A Operação Salvando Vidas começa agora e continua sem data para terminar, pois a educação no trânsito precisa ser permanente. Vamos realizar diversas ações, como blitz, tanto punitivas quanto educativas”, comenta o presidente da ASTC, Paulo Pacheco.

“Vamos focar nos principais vilões causadores dessas mortes, que são a embriaguez ao volante e o excesso de velocidade. Outras cidades que começaram operações como essa já percebem a diferença no comportamento da população. Boa parte dos motoristas já criou a consciência de não beber ao volante, não andar acima do limite de velocidade permitido, e é isso que nós buscamos aqui”, afirma o chefe da delegacia metropolitana de Tubarão da PRF, Wilmen Vieira. A integração entre os órgãos deixa a operação mais completa e assertiva. “O nome da operação já diz tudo, estamos nos unindo para salvar vidas. Nós, com a Guarda Municipal, temos os nossos homens e viaturas à disposição, a PRF possui os equipamentos, como o bafômetro e o radar, as polícias Civil e Militar já têm todo o expertise da realização e encaminhamento em ações como as blitz, ou seja, estamos preparados e bem organizados para fazer diminuir esse índice efetivamente e cada vez mais”, declara o prefeito Márcio Búrigo.

“Essa troca de experiências e ideias e a união de forças entre os órgãos de segurança com certeza vai gerar bons resultados. As ações já estão sendo programadas e, à medida que forem acontecendo, nós esperamos e acreditamos que vamos enxergar a mudança positiva no comportamento dos motoristas e demais agentes que participam e constroem o trânsito”, pontua o gerente de operações da Guarda Municipal, Alberto Viana. “Todos conhecem alguém que já perdeu a vida no trânsito e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com um pouco mais de cautela. O consumo do álcool é um dos maiores causadores de acidentes nas estradas, em conjunto com o excesso de velocidade, por isso é necessário bater sempre nessa tecla, até que a consciência esteja formada na população. O nosso objetivo é um só e deve ser absorvido por todos: salvar vidas”, complementa o capitão da PM, Eduardo Moreno Persson.

Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”158948″]