Esporte

Criciúma é ouro em etapa do mundial de tênis de mesa

A equipe paralímpica da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma esteve neste fim de semana em Santiago, no Chile, para disputar uma das etapas do circuito mundial da modalidade do tênis de mesa e voltou para casa com resultados mais que positivos.

No individual masculino, Conrado Contessi foi campeão na Classe 1 e Jean Padilha garantiu a classificação com o bronze na Classe 3. Nas provas por equipes os criciumenses também se destacaram. Trouxeram a prata: Ramon Colombo na Classe 9, Conrado Contessi na Classe 1 e Jean Padilha pela Classe 3. O atleta Felipe Formentin também trouxe o bronze pela sua Classe, a 7.

“O resultado foi positivo e inédito para nossa equipe paralímpica da modalidade. O tênis de mesa de Criciúma ganhou seis das oito medalhas possíveis em um torneio internacional válido pelo ranking mundial da modalidade. Agora trabalhamos com a equipe olímpica que irá disputar a Olesc e os Jasc e aguardar a Seletiva Nacional”, fala Alexandre Ghizi, técnico da modalidade na FME de Criciúma.

Mais conquistas

Também no fim de semana, na modalidade da Ginástica Artística, as irmãs Jaqueline e Jessica Elias foram ouro e prata, respectivamente, na categoria geral pré-infantil do torneio estadual que ocorreu em Florianópolis. Já na categoria de 4 a 6 anos Marcella Correa ficou na 8ª posição seguida por Ana Alice Beloli no 9º lugar. Isabele Burigo ficou em 12º e Laura Dario 13º. “Atingimos nosso objetivo, trazendo um resultado satisfatório da competição. A Jessica e a Jaqueline estão se preparando para competir pela Olesc em 2016, pois já têm um nível de rendimento alto. Já a categoria de 4 a 6 anos é considerada um início para as meninas, ela proporciona um primeiro contato com competições estaduais”, comenta Vitoria Engelke, técnica da Ginástica Artística da FME de Criciúma.

No Xadrez as atletas Vitória Silva, Mariani Nazario e Ariani Rodrigues de Criciúma disputaram os Jif Nacional – Jogos dos Institutos Federais Brasileiros, realizados em Goiânia nos dias 12, 13 e 14 de novembro. As meninas representaram a região Sul do Brasil e conquistaram o terceiro lugar no xadrez pensado por equipe e o segundo lugar na classificação geral por equipe. A atleta Vitória foi vice-campeã no rápido individual.

Já na modalidade da Natação as atletas criciumenses Rafela Lino, Amanda Amorim e Gabriela Raimundo participaram dos Jogos Escolares da Juventude Etapa Nacional (15-17 anos) em Londrina/PR entre os dias 12 e 15 de novembro. Elas nadaram pela Seleção Catarinense de Natação, representando suas escolas e conquistaram o bronze em seus estilos. Amanda nadou os 100m Borboleta, Rafaela 4x100m Medley Misto e 4x100m Livre com as três atletas. A equipe totalizou dez medalhas. “Tanto a convocação das meninas como a minha como técnico só demonstra que estamos fazendo um bom desempenho no esporte, pois a convocação é realizada por número acumulado de resultados de campeonatos durante todo o ano”, fala Carlos Fernandes, técnico da Natação da FME de Criciúma.

A Fundação Municipal de Esportes é apoiadora dos atletas nessas competições. “Nós acreditamos que o esporte pode mudar a vida das pessoas, por esse motivo nós incentivamos o atleta em suas competições, seja pela própria fundação ou por suas escolas. Nossa equipe técnica que acompanha os atletas nessas disputas é qualificada para obter os melhores resultados e nos brindam com conquistas para a cidade de Criciúma”, fala Renato Valvassori, presidente da FME de Criciúma.

Colaboração: Susane Meireles

[soliloquy id=”156796″]