Segurança

Criciúma estuda implantação de 180 novas câmeras de videomonitoramento

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A implantação de 180 novas câmeras de segurança em pontos estratégicos de Criciúma está sendo estudada pela prefeitura e Polícia Militar. O prefeito Márcio Búrigo recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), do comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Ed'Oner Paes Sá, uma planilha com sugestão de novos pontos para a instalação de câmeras de vigilância.

O levantamento dos locais sugeridos no documento entregue ao chefe do Executivo foi realizado pela seção de planejamento do 9º Batalhão de Polícia Militar junto da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC). O estudo prioriza os principais acessos da cidade, as proximidades das áreas comerciais de grande circulação e concentração de pessoas, estabelecimentos de saúde, praças e parques públicos, além de locais de diversões.

Uma reunião entre o prefeito Márcio Búrigo e o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Grubba, será agendada nos próximos dias para tratar do assunto. “Temos muito interesse em instalar estes equipamentos, se o Estado pagar toda a instalação, nossa intenção é assumir a manutenção”, destacou Búrigo. O projeto contempla a aquisição de equipamentos e adaptação de ambientes para a instalação da central de monitoramento.

O coronel Ed'Oner Paes Sá reforçou a importância da implantação dos novos equipamentos de vídeomonitoramento. “Melhora a sensação de segurança, a probabilidade de crime é menor e o autor é identificado rapidamente. Através do monitoramento eletrônico é possível também fazer o controle do trânsito e ter uma cidade digital”, sublinhou.

O prefeito também recebeu convite do comandante da 6ª Região da PM, para a apresentação de um projeto de nova proposta de segurança para a cidade, com filosofia de polícia comunitária.  

Colaboração: Fernanda Zampoli/Decom PMC