Geral

Criciúma finaliza campanha contra HPV com meta atingida

Organizada pela da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, campanha imunizou 80% do público-alvo. Pais têm até esta sexta-feira (11) para vacinarem suas filhas

Foto:Arquivo Decom

Foto:Arquivo Decom

O objetivo de prevenir a incidência do câncer de útero entre as mulheres através da imunização de meninas entre 11 e 13 anos foi atingido em Criciúma, através da campanha de vacinação. Em um mês de mobilização, o total de 86,3% do público-alvo foi imunizado. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, do número de 4.581 adolescentes residentes na cidade, 3.728 receberam a vacina. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era 80% das garotas da faixa etária estabelecida.

Os pais ainda têm esta sexta-feira (11) para levarem suas filhas a uma unidade de saúde. A campanha foi deflagrada em 74 unidades de ensino de Criciúma e recebeu aproximadamente 4.500 doses da vacina do Ministério da Saúde. A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica visitou ainda escolas das redes municipal, estadual e particular.

Esta foi a primeira das três vacinas a serem ingeridas para que o vírus seja combatido. Mesmo atingindo a alta meta de 80% de imunização, a vigilância ainda tem disponibilidade das doses. Meninas que farão 11 anos nas próximas semanas podem e devem ser imunizada.“Se passar a data, ainda tem vacina. Quem completar 11 anos não fica sem, porque já está na rotina”, garante a técnica do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Nilda Correa. 

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Conti, a administração está ciente da importância da prevenção do HPV e mostra contentamento pelo trabalho exercido. “Criciúma sempre tem dado respostas positivas as campanhas de prevenção às diversas patologias. Esse índice tão representativo nos dá a certeza de sucesso também nesta campanha”, afirma o secretário.

Colaboração:Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação