Esporte

Criciúma quer ser representada nos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina

Reunião entre FME e Centro de Convivência da Terceira Idade determinou início das tratativas para o planejamento da formação da delegação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Há quem ache que praticar esportes é algo que termine nos quarenta ou cinquenta anos, mas estão enganados. Para pulverizar este tabu, centenas de pessoas acima de sessenta anos participam há cinco anos dos Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (Jasti). Planejando a preparação de uma equipe para representar a cidade pela primeira vez nos Jogos, o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Renato Valvassori, se reuniu, na tarde dessa quarta-feira (12), com o gerente geral do Centro de Convivência da Terceira Idade, Zolnei Vargas. A 6ª edição dos Jasti ocorrerá em Canoinhas, no Planalto Norte do Estado, nos dias 12 a 17 de maio.

De acordo com Valvassori, o prefeito Márcio Búrigo deseja que seja montada esta equipe. “Será uma novidade para 2014. Criciúma tem bastante representação nos demais jogos da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e precisamos também que nossos idosos possam tem envolvimento com isso, representando nossa cidade”, avalia o presidente.

Valvassori lembra que, por ora, os Jasti não são competitvos, servem apenas para a integração de mais de 3000 atletas. Durante os cinco dias eles disputam nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, dança coreográfica, dança de salão e truco. “Não precisamos iniciar nos Jogos participando de todas as modalidades, mas queremos ter representatividade porque nós solicitamos junto a Fesporte para sermos sede em 2015”, pontua Valvassori.

O gerente geral, Zolnei Vargas, acredita que está é mais uma forma de complementar o trabalho que já é realizado no centro de Convivência. “Nós desenvolvemos oficinas co-relacionadas às modalidades da competição. Desta forma são trabalhadas as questões das atividades físicas, culturais, de memória, que muitas vezes eles esquecem que podem realizar”, destaca.

Os próximos passos serão encaminhados pela FME  e pelo Centro, que incluirá os Jasti na pauta dos planejamentos para o ano, no fim deste mês.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC