Geral

Criciúma recebe 14º Fórum Paint&Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

O potencial da área de negócios de tintas da América Latina está em evidência durante esta quarta-feira (23) em Criciúma. Pela primeira vez a cidade recebe o Fórum Paint&Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas, que chega a sua 14ª edição. Responsável por um faturamento de R$ 1,1 bilhão, o setor apresentou no evento os dados do mercado brasileiro em 2013 e a projeção para 2020. Além do desempenho da indústria de tintas, o dia reservado para a discussão e análise do segmento tratou de questões como segurança e sustentabilidade, entre outras.

Para o prefeito Márcio Búrigo, que participou da abertura do fórum, o desenvolvimento da tecnologia da região, passa pela troca de experiências, sobretudo em educação. “O país ficou muito atrás do desenvolvimento da educação da massa trabalhadora. Na Alemanha 50% do chão de fábrica é capacitado e no Brasil este índice é de 5,7% e isso faz toda a diferença no desenvolvimento de uma nação. Os congressos, palestras, valem muito, mas vale muito mais a troca de informações nos corredores. Parabenizo todo o setor, porque quando nos preocupamos com as melhorias estamos avançando em competitividade”, declarou o chefe do executivo.

De acordo com dados do Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), Criciúma conta com a maior produção de tintas para cerâmicas e flexográficas do Brasil, com a terceira empresa do Brasil no setor de tintas moveleiras e tem a maior produção de tintas automotivas do Sul do país. “Montar uma fábrica é fácil, difícil é desenvolver novos produtos. A indústria química é uma indústria de pesquisa, uma grande empreendedora de novidades e isso é aprimoramento”, comentou o presidente da Acic, César Smielevski.

O Sinquisul agrega 19 empresas de Imbituba a Passo de Torres e é responsável pela geração de 2500 empregos diretos.  Os principais produtos desenvolvidos são tintas, vernizes, aditivos, fritas, granilhas, esmaltes e corantes para cerâmica, fibra de vidros e cosméticos. O fórum se estende até as 17h30, no auditório Diomício Vidal.

Colaboração: Fernanda Zampoli