Economia

Criciúma recebe modelo de Centro de Inovação

A maquete do projeto será entregue na Associação Empresarial de Criciúma, ACIC, na próxima segunda-feira

A construção do Centro de Inovação de Criciúma cria expectativa entre estudantes, empresários, pesquisadores e comunidade em geral.  Os Centros são sinônimos de crescimento. “Esses Centros vão fortalecer a infraestrutura de inovação e empreendedorismo em todas as regiões do Estado, impulsionando o desenvolvimento da nova economia catarinense”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen. A entrega da maquete do projeto do Centro de Inovação será na Associação Empresarial de Criciúma, ACIC,  na próxima segunda-feira, (24), às 10h30min. Com a maquete será possível visualizar o projeto de uma maneira mais detalhada.

O Centro de Inovação faz parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), lançado na última terça-feira (18), em Florianópolis. O objetivo é promover ações que tragam melhorias na economia do Estado, com a capacitação de pessoas e empresas, para aumentar a competitividade. Além de Criciúma, outros 11 municípios catarinenses receberão os edifícios-sedes: Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Tubarão, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Lages e Brusque. 

“Os Centros de Inovação foram concebidos dentro de conceitos mais modernos de eficiência, sustentabilidade, inovação e flexibilidade”, relata Bornhausen. Estas serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), tecnologia que permite um acompanhamento especializado desde a elaboração e gestão até a execução da obra, integrando todas as informações em um modelo em três dimensões (3D). 

Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m2 custará em torno de R$ 7,5 milhões e o menor, com 2.200 m2, custará R$ 5,2 milhões aproximadamente. A gestão dos Centros de Inovação envolverá governos locais e estadual, universidades, empreendedores e sociedade civil.

“A vinda do Centro de Inovação para o Sul representa mais desenvolvimento para a região. Vivemos um momento de transformação e melhorias. São inúmeras as obras em desenvolvimento que prometem trazer melhorias. O Centro de Inovação soma nesses investimentos e contribui para que o crescimento seja maior e mais rápido”, destaca o secretário regional, João Fabris.

Colaboração: Ioton Neto