Clima

Criciúma registra 41,3°C, temperatura mais alta do país nesta segunda-feira

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

A semana começou com temperaturas altas em Santa Catarina. Durante a tarde,Criciúma, no Sul de SC, registrou 41,3°C medidos à sombra. De acordo com Bianca Souza, técnica em Meteorologia do Grupo RBS, esta foi a maior temperatura registrada na cidade em 2014. Além disso, foi a temperatura mais alta registrada no Brasil nesta segunda-feira. A sensação de calor chegou a 48ºC no município.

Segundo a Epagri/Ciram, o calor foi causado pelo ar seco e quente. No Litoral Sul, os termômetros marcaram também 40°C em Urussanga e 39,4°C em Siderópolis. A última vez que a temperatura chegou aos 40ºC em Criciúma foi em fevereiro deste ano. Em dezembro de 2013, a máxima na cidade chegou a 37ºC. 

Temperaturas continuam altas nesta terça-feira

Nesta terça-feira, as temperaturas continuam altas, chegando a 40ºC. A previsão é de sol, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva no início do dia na região Oeste e entre tarde e noite nas outras regiões. A sensação será de ar abafado. Podem ocorrer descargas elétricas com rajadas de vento. 

Nos próximos dias, entre quarta e sexta-feira, o tempo será nublado com aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoadas, em razão do calor e a um sistema de baixa pressão no norte da Argentina. A sensação de ar abafado e as altas temperaturas continuam. Deve chover com descarcargas elétricas.

Com informações do Jornal Diário Catarinense