Geral

Criciúma terá usina de reciclagem de resíduos sólidos

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Restos da construção civil e de demolições em breve terão um local apropriado para destinação em Criciúma. A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) chancelou, na tarde desta terça-feira (16), a licença ambiental de instalação (LAI) ao projeto da empresa 3 R’S Reciclagem de Resíduos da Construção Civil Ltda. Os empreendedores vão construir uma usina de reciclagem dos resíduos.

O ato de assinatura da autorização para a construção pelo órgão ambiental ocorreu durante entrevista coletiva na sede da entidade. O prefeito Márcio Búrigo enalteceu o empenho coletivo de entes como a Administração Municipal, o Ministério Público de Santa Catarina, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon) para avançar das ações voltadas à preservação do meio ambiente. “Somente com o trabalho conjunto de todos os setores vamos superar a imagem negativa da nossa cidade nesta relação. Desde os tempos da poluição gerada pela indústria carbonífera portamos este rótulo negativo que trabalhamos para apagar”, observou.

A usina deverá ser instalada pela empresa até o fim do ano, na Rodovia Otávio Dassoler, bairro Linha Batista. No processo de reciclagem, os resíduos da construção se transformarão em areia e brita. “Cabe ressaltar que o gerador dos rejeitos detém a obrigação, conforme a lei, de dar a destinação correta. Até o momento a produção deste lixo em Criciúma se encaminhava para Içara, um procedimento caro. Outros tantos cometiam a irregularidade de depositar em terrenos baldios, prática sujeita a sanções”, disse o presidente da Famcri, Gelson Fernandes.

O setor da construção civil comemorou a novidade, de acordo com o presidente do sindicato patronal da categoria, Jair Paulo Savi. “Vamos nos esforçar para dar viabilidade ao negócio, que esses empreendedores tenham lucro e o meio ambiente de Criciúma tenha o tratamento ideal”, disse.

Colaboração: João Pedro Alves