Esporte

Criciúma Tigers levanta a Taça Clinigastro de Basquetebol

A equipe do Criciúma Tigers/Satc/FME conquistou o título da Taça Clinigastro de Basquete ao vencer a Apab Baschirotto Ducks por 85 a 83 no último sábado. A data foi intitulada como Dia do Basquete e ainda teve a Associação Viva Basquete de Içara (Avibi) na terceira posição. A Avibi ficou com a medalha após vencer o Mampituba All Stars por 86 a 85, na prorrogação.

A grande final foi repleta de momentos decisivos. As bolas de três do armador Thiago Francisco e o jogo consistente de Renan Custodio levaram o Tigers a mais um título. Pelo lado da Apab, a força de Robson Brum e mão certeira de Rafael Baschirotto chegaram a estar na frente do placar, mas nos minutos finais não conseguiram ficar com a vantagem. “Foi no detalhe. Uma ou duas defesas bem feitas fizeram a diferença nessa vitória”, disse o ala Renan, eleito o melhor jogador do torneio e da final.

O técnico da Apab, Kelvin Soares, é de Joinville e já conquistou diversos títulos estaduais e brasileiros com a equipe do norte do estado. O treinador que conhece tudo do basquete estadual elogiou o nível da competição. “Foi um campeonato muito bom, bem organizado. Vou levar as informações daqui para a Federação Catarinense, isso valoriza o basquete do estado”, afirmou.

A primeira partida do dia, a disputa de terceiro lugar, reservou fortes emoções aos torcedores que foram até o Ginásio Municipal. Mampituba e Avibi fizeram um jogo de muitas alternâncias no placar e que terminou empatado. Na prorrogação, com uma boa atuação do trio Eduardo Silva, André Locks e Vitor Guimarães, os içarenses saíram com a vitória por apenas um ponto de diferença. “Foi sofrido e muito desgastante físicamente. Aguentar uma prorrogação em ritmo intenso mostra que a juventude do nosso time ajudou a conquistar essa medalha”, comentou Eduardo. O ala-pivô do Mampituba, Acioly Sanches Filho valorizou a participação do grupo na competição. “O jogo teve todos os ingredientes de uma grande decisão. Foi um jogo que, junto com a final, mostrou o equilíbrio da Taça Clinigastro”, analisou.  

Torneios paralelos deixam clima descontraído

Entre a decisão de terceiro lugar e a final, ocorreu o Desafio Fátima de Três Pontos e de Enterrada. Disputas que sobraram diversão e criatividade. Na competição de arremessos de três, dois representantes de cada equipe arremessaram 25 bolas de três. A final foi disputada entre Eduardo Silva, da Avibi, e Renan Custodio, da Satc. O ala da Satc ficou com o título ao acertar 16 arremessos.

O Desafio de enterradas foi um show a parte. Foram escolhidos os seis jogadores com maior impulsão e eles fizeram de tudo. Da enterrada clássica de estancada até pular por cima de outro jogador. A final foi disputada entre Paulo Ricardo Espindola, da Satc, e Vitor Guimarães, da Avibi. O jogador de Içara que acertou uma enterrada de costas levou a melhor com a pontuação máxima.

As crianças das escolinhas de basquete de Criciúma também participaram com uma partida de exibição. Para  o doutor Manoel Carlos Cardoso, diretor técnico da Clinigastro,patrocinadora do evento, a partida das crianças foi um diferencial do Dia do Basquete. “Fico muito feliz pelo que eu vi aqui. Gosto de basquete e ver essa criançada jogando é importante. Com certeza elas estando aqui ficam longe de caminhos ruins”, falou.

Confira os vencedores do Dia do Basquete

Campeão da Taça Clinigastro: Criciúma Tigers / Satc / FME

Vice-Campeão: Apab Baschirotto Ducks

3º lugar: Associação Viva Basquete de Içara

Melhor Jogador do Campeonato e da final: Renan Custodio

Cestinha do torneio: Renan Custodio

Troféu Fair Play: Rafael Baschirotto

Melhor Jogador da Avibi no torneio: Vitor Guimarães

Melhor Jogador do Mampituba: João Somariva

Melhor Jogador da Apab: Robson Brum

Melhor Jogador da Satc: Renan Custodio

Vencedor do Desafio Fátima de três pontos: Renan Custodio

Vencedor do Desafio Fátima de enterrada: Vitor Guimarães

[soliloquy id=”160347″]