Esporte

Criciumense é convocada para seleção brasileira de natação

Atleta da FME, Ana Giulia Pereira Zortea de Faria, 13 anos representará o Brasil em mundial na Turquia

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Mampituba, Ana Giulia Pereira Zortea de Faria, 13 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira de Natação Infantil para representar o país no mundial da categoria que acontece de 12 a 14 abril na Turquia. A garota parte no dia 07 para a competição na qual tentará medalha nos 100 metros peito.

O recrutamento para a seleção se deu após a conquista do campeonato brasileiro de 100 metros peito no ano passado. “Treinei para isso, abri mão de muita coisa sempre quis nadar e hoje posso representar meu país. Não sei qual a marca das outras meninas, mas vou para tentar medalha”, comentou. O prefeito Márcio Búrigo recebeu a jovem promessa do nado em seu gabinete na tarde desta terça-feira (17). “Que tenha muito sucesso e orgulhe nossa cidade, porque quem quer alcança”, declarou. 

Para o presidente da FME, Renato Valvassori, este é o reflexo do trabalho desenvolvido na Fundação. “É super importante para a Fundação, porque mostra que o projeto está dando certo e a parceria é muito boa”, salientou Valvassori. Ana Giulia iniciou no nado sob a orientação do coordenador de natação da FME, Carlos Henrique Fernandes e atualmente é treinada por Anderson Goulart, no Mampituba.

Para chegar à seleção, a nadadora adormeceu a pretensão de ser atriz. Talentosa também para as artes cênicas, Ana Giulia fez parte do elenco da novela “Avenida Brasil”, da rede Globo, na qual interpretou a personagem Luiza, na primeira fase da trama.

Na época morando no Rio de Janeiro ela se dividia entre as gravações no Projac e os treinos no Clube de Regatas do Flamengo. No ano passado ela recebeu um convite para fazer uma minissérie na emissora, mas também declinou. “Sempre quis nadar, sentia muita falta e pedi para minha mãe para voltarmos para Criciúma”, lembrou.

Foi aos quatro anos de idade, conta a mãe Angela Pereira, que ela despertou para o nado. “Ele fazia natação porque tinha asma e ela sempre vinha junto e pediu pra fazer também. Matriculei e ela nunca mais parou”, revelou.

Em quase dez anos de braçadas a garota acumula títulos desde os seis anos entre eles: Campeã Brasileira de 100 metros peito; vice-campeã brasileira de 200 metros peito; campeã absoluta do Sul Brasileiro de 50 e 100 metros desde 2008; campeã sul brasileira de 200 medley e 100 costas; campeão estadual de todos estes estilos desde 2008; vice-campeã dos JASC no ano passado nos 100 e 200 metros peito e campeã da Olesc e Joguinhos também em 2013.

Colaboração: Fernanda Zampoli/Decom PMC