Segurança

Criciumense é preso com arsenal de armas

Foto: DIC Araranguá

Foto: DIC Araranguá

A Policia Civil apreendeu neste sábado oito armas dentro de uma casa no Balneário Arroio do Silva. Na operação realizada por agentes da DIC de Araranguá e da operação veraneio do Balneário Arroio do Silva, também foi preso, com base no estatuto do desarmamento, o proprietário do material, um homem de 37 anos, natural de Criciúma.

Foram encontradas no local armas de uso permitido e também de uso restrito. “Foi aprendida uma pistola  de fabricação israelense da marca Jerico de calibre 9mm, uma pistola  de calibre .380 da marca Imbel, um revólver de calibre 38, uma espingarda de calibre 12, e mais quatro carabinas. Havia também muita munição de calibre 9mm, .380, 3.57 e de fuzil 7.62, além de farto material para recarga, tais como espoletas, projéteis, pólvora e outros”, informa o delegado Jorge Giraldi, da DIC Araranguá.

Segundo o site Engeplus, a casa fica localizada no Centro do Balneário Arroio do Silva e a ação foi desencadeada em função de uma ordem de busca e apreensão domiciliar expedida pela Vara Criminal de Araranguá, já que a exposição das armas que eram manuseadas pelo proprietário no pátio da residência chamava a atenção e assustava moradores. “Foi feito contato com o tenente Becker do Exército que prontamente nos remeteu documentos afirmando que ele somente estava autorizado a possuir a espingarda de calibre 12, a pistola .380 e a carabina, sendo que as demais estão irregulares, razão de sua autuação por tratarem-se de armas e munição de uso restrito”, explica Giraldi.

“Outro fato que chamou a atenção dos agentes é que as armas estavam no quarto sem qualquer segurança e a exposição poderia aguçar marginais a furtá-las e usá-las em praticas criminosas”, observa o delegado.