Geral

Criciumenses recebem acolhida calorosa em primeiro dia na Itália

Logo nas primeiras horas em solo após a chegada à cidade base da comitiva, representantes de instituições de Criciúma foram recepcionados na cidade de Castelfranco Veneto

Berço de Liceo Giorgione, um dos grandes pintores italianos do Renascimento, Castelfranco Veneto foi a primeira cidade a receber de forma oficial a missão institucional do Município de Criciúma à Região do Vêneto.  O prefeito local, Luciano Dussin, acompanhado do presidente da Associação Trevisani nel Mondo, Aldo Benato e o diretor do Teatro Acadêmico de Castelfranco Veneto, Carlo Simioni. O trio coordenou uma acolhida carregada de emoção aos criciumenses.

A comitiva liderada pelo prefeito Márcio Búrigo está fixada em Treviso e começou o roteiro composto por mais de 10 cidades, na tarde desta quinta-feira (1°), momentos após a chegada à base dos nove dias em solo europeu. Dussin entregou um livro sobre o Giorgione, falecido há mais de 500 anos, mas que, pela repercussão do trabalho, até a atualidade recebe visitantes interessados em conhecer mais sobre o autor de obras como A Tempestade.

O teatro e a música, no entanto, acabaram roubando a cena em uma recepção preparada com muito carinho pelos italianos. A Nova Companhia Careteo de Teatro apresentou um número cujo enredo tratava da colonização dos italianos ao Novo Mundo, citando a América e Oceania, com ênfase em Santa Catarina, ao falar com bom humor dos pratos típicos do Sul do Estado. O cantor Renzo Rostirolla, que já esteve em Criciúma, fez participação especial para cantar junto aos demais membros do grupo teatral o Hino de Criciúma e “Merica, Merica”, canção criada pelos imigrantes até hoje entoado pelos descendentes.

A afeição especial demonstrada pelos catarinenses, especialmente por muitos terem no genoma a Itália, foi muito agradecida pelo prefeito Márcio Búrigo, que ressaltou o objetivo da missão. “A nós fica um sentimento de muita alegria por sermos recebido desta maneira. Temos justamente o propósito de fortalecer os laços de amizade, buscando parcerias em cultura, educação e talvez até relações comerciais entre o município e os lugares de onde vieram as pessoas responsáveis pelo nosso desenvolvimento. Aguardamos todos em Criciúma quando quiserem nos visitar”, convidou Búrigo.

O grupo de cantores que participou do evento no Teatro Acadêmico de Castelfranco Veneto irá a Criciúma entre setembro e outubro, conforme garantiram os artistas. O prefeito local, Luciano Dussin, exaltou a bravura dos que deixaram a Itália para tentar a sorte na região de Criicúma no fim do século XIX e demonstrou a felicidade em receber as autoridades de diferentes setores de Criciúma. “Há algumas diferenças entre as cidades, como o porte (Criciúma tem 203 mil habitantes, enquanto no município europeu moram pouco mais de 30 mil pessoas) e a história, já que possuímos mais de 800 anos. A característica do povo e a determinação, no entanto, são as mesmas: a valorização do trabalho”, exaltou.

O roteiro das autoridades, nesta sexta-feira (2), marca visitas a empresas de diferentes setores da economia na cidade de Mantova. Participam da missão, além de Búrigo, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup; o vereador Sílvio Ávila Júnior; a presidente da Afasc, Izabel Grijó Búrigo; o presidente do Sindilojas, Renato Campos Carvalho; e os representantes da ACIC e CDL, Gelson Philippi; da SATC, Carlos Ferreira; e da Unesc, Indianara Reynaud Toreti Becker. Acompanha o grupo a presidente do Comitato Veneto de Santa Catarina, Fabiola Cechinel.

A convite das autoridades locais, os representantes das entidades de Criciúma ainda visitaram o mercado público local, onde puderam conhecer o artesanato e parte do comércio de Castelfranco Veneto.

Colaboração: João Pedro Alves

[soliloquy id=”64999″]