Geral

Crime ambiental é investigado no Rio Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat) multou uma empresa localizada no bairro São João/ME, nas proximidades da ponte Juscelino Kubitschek (a ponte Cavalcanti), por suspeita de crime ambiental. 

De acordo com o presidente da Fundação, Guilherme Nunes Bressan, foi identificado que, no local, resíduos de produção estão sendo descartados. A ação foi constatada nos últimos dias por técnicos da Funat, após denúncia do lançamento de resíduos líquidos de cor escura, com formação de espuma e com odor no Rio Tubarão. Em contato com moradores do local, ainda foi relatado aos técnicos que o fato ocorria frequentemente. 

“Identificamos uma empresa que estava fazendo esse descarte e ela foi multada, mas temos suspeita de que outras empresas também estejam despejando resíduos de forma irregular no rio”, aponta. Guilherme destaca que a prefeitura não vai divulgar o valor da multa aplicada, mas que conforme a legislação, ela pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. 

O presidente da Funat detalha que mais análises estão sendo feitas nas amostras coletadas, mas que já foram identificados “altos índices de contaminantes, inclusive metais pesados”. Guilherme sublinha que, como a identificação ocorreu abaixo da área de captação de água do município, isso reduz muito os riscos para a população. “Todo contaminante representa um risco, mas não há motivo para alarde”, enfatiza. 

Segundo o Jornal Diário do Sul, a pedido da Agência Reguladora de Tubarão (AGR), a empresa Tubarão Saneamento fez a coleta do resíduo para análise de mais alguns parâmetros a serem especificados pela Funat e, havendo discrepância, a empresa será autuada novamente. “A fiscalização será contínua. Essa autuação não impede novas advertências, caso se identifique novas anuências do problema”, afirma Guilherme Bressan. Ele destaca que outras empresas da mesma região continuarão sendo investigadas por suspeita de escoamento de resíduos líquidos não tratados no Rio Tubarão.
A empresa multada terá 10 dias para apresentar recurso, que deve ser protocolado na Central do Cidadão.