Geral

Cuidados com a pele: protetor solar é fundamental!

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Com o fim de semana chegando, muitas pessoas se preparam para pegar um solzinho em busca do bronzeado. O verão é a estação do sol, mas é preciso ficar atento, pois em excesso pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele.

“Em primeiro lugar, nenhum cidadão pode chegar ao ponto de descascar a pele por exposição ao sol, nem deixar a pele avermelhada. Os negros devem ficar atentos, pois a pele não vai aparentar vermelhidão, mas os riscos são os mesmos”, explica a dermatologista Sandra Sueli Pessanha Ferreira.
 
De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil o câncer mais frequente é o de pele. O que corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões.
 
O horário ideal para a exposição ao sol, sempre como o uso de protetor solar, é antes das 10 horas e depois das 15 horas. “A pessoa deve buscar o equilíbrio: o sol é necessário, mas a exposição prolongada é prejudicial”, alerta Sandra.
 
E é preciso ficar atento: o protetor solar precisa ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol. E não basta aplicar somente uma vez, é necessário reaplicar em média quatro por dia. O produto funciona por menos tempo dentro d’água, e deve ser reaplicado depois de 20 minutos a cada mergulho.
 
Roupas adequadas para a estação

O uso de roupas de algodão, tecido sintético especial e a utilização de chapéu ajudam a proteger o corpo dos raios solares. Mesmo quando o tempo está nublado e quente, os cuidados não podem ser esquecidos. “O uso de boné não é indicado, pois ele não protege as laterais do rosto. Para quem usa chapéu, deve procurar um que alcance a ponta do nariz, este é o ideal”, observa a dermatologista Sandra Sueli Pessanha Ferreira.
Para quem vai comprar um guarda-sol, é necessário avaliar: tecido de algodão ou plástico grosso. Evitar usar este produto se for de nylon, já que só protege da luz visível, deixando os raios passar pelo tecido.
 
Dicas para o verão

– Todas as pessoas devem procurar beber muita água e sucos naturais;
– Crianças até oito meses devem tomar pouco sol, até as 8h30min e depois das 17 horas; 
– Protetor não pode causar ardência em nenhuma parte do corpo;
– Pílulas de betacaroteno são prejudiciais à saúde; 
– A utilização de câmaras de bronzeamento é proibida.

Colaboração: Daniela Goulart/Decom PMT