Saúde

Cuidados com o tornozelo e joelho nos dias folia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As fantasias e carros alegóricos estão recebendo seus últimos retoques, a empolgação dos blocos para curtir as noites de folia com os amigos já contagia.

Aproveitar os dias de carnaval com muita música e diversão é o objetivo de muitas pessoas que esperam por esta data. Mas toda essa expectativa não pode esbarrar na falta de cuidado com o corpo e principalmente com o tornozelo e joelhos. São estas duas partes do corpo que sofrerão mais com o impacto das danças, corre-corre e empurra empurra das noites mais animadas do ano no Brasil.

Então, para não perder o pique na hora de sambar, não chegar ao final da festa com o corpo; pés e joelhos esgotados e com possíveis lesões, é preciso ficar atento há alguns cuidados importantes, para que os músculos funcionem adequadamente e com isso não sobrecarreguem as principais articulações do corpo.

Carlos Augusto de Souza (CREFITO 102415) é fisioterapeuta do HSJosé e faz um alerta aos foliões: “Agora em cima da hora talvez seja difícil preparar o condicionamento físico. Mas investir em aquecimentos e exercícios leves, pode amenizar consequências maiores nos tornozelos e joelhos. É importante prestar atenção no local onde se pisa e que tipo de brincadeira farão. Alternar momentos de descanso entre a folia, é de fundamental importância ”, esclarece Souza.

Segundo o fisioterapeuta o ideal é que a atividade física seja comum na vida de todos. Mas, a grande maioria das pessoas que brincam o carnaval, não praticam exercícios. Para isso, o cuidado precisa ser redobrado neste período. Desta forma, para não perder o gingado na hora do samba, é importante prestar atenção no calçado que esta usando; ele deve ser confortável e baixo, pois vai ajudar no impacto, além de evitar torções e quedas.

Nos cinco dias de folia é importante também prestar atenção no local onde será a festa, ruas, clubes, grama, evitando assim possíveis impactos mais intensos; afinal de contas, se os pés e os joelhos não estiverem em perfeitas condições ou sofrerem algum trauma no decorrer da noite, a festa certamente vai acabar para este folião.

Hidratar o corpo também ajuda. De acordo com dados da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), a cerveja e o chope, são consumidos por 61% do público que frequenta este tipo de festa. O fisioterapeuta explica que o corpo precisa ser hidratado diariamente, para que as articulações também recebam água e funcionem adequadamente. “Sabemos que a cerveja é altamente diurética, assim, o consumo excessivo da bebida pode prejudicar a hidratação do corpo, caso seja o único líquido ingerido nestes dias. É importante ficar atento a tudo para não perder o pique e sofrer as consequências depois. Roupas, calçados, alimentação, local da festa etc. Acredito que tomando os devidos cuidados, é possível evitar problemas como entorses, estiramento muscular ou algo mais sério”, finaliza Souza.

Para não deixar de pular o carnaval antes da hora e ter que ir direto procurar um especialista, o fisioterapeuta alerta ainda para que se no momento da festa o folião sofrer algum trauma, é preciso procurar imediatamente o médico. Deixar para depois um problema ortopédico pode trazer consequências maiores. Portanto fique atento.

Carlos Augusto Souza dá algumas dicas para você manter seus pés e joelhos sempre em condições de continuar a folia, nestes cinco dias de festa:

* Usar calçados mais confortáveis. As mulheres devem evitar o salto alto e calçados com bico fino
* Se possível, tentar não repetir o mesmo calçado todos os dias. Alternar em pelo menos dois pares.
* Antes e depois da folia, tire os calçados e alongue os pés, sentindo os músculos se estenderem até as pernas.
* Pressione toda região da sola dos pés, massageando-as
* Gire o pé em várias direções, fazendo movimentos circulares.

Bom carnaval, lembre-se sempre: divirta-se com responsabilidade.

Colaboração: Katia Farias