Geral

Cuidados com os animais no verão

Foto: Tatiana Dornelles/Jornal Diário do sul

Foto: Tatiana Dornelles/Jornal Diário do sul

Quem tem animais de estimação deve se ater a alguns cuidados essenciais no verão, principalmente nos dias de intenso calor. Manter a água fresca, sair com o bichinho apenas em horários em que a temperatura estiver amena e evitar dar alimentos gordurosos são algumas dicas importantes.

A médica veterinária Silvia Bez Batti, da Quatro Patas Agropecuária Pet Shop, em Tubarão, explica que no verão é comum haver mudança no comportamento dos animais, como os cães, que geralmente ficam em pátios. “Com o calor intenso, os cachorros costumam ficar quietos, mesmo os mais elétricos, e procuram tomar muita água. Eles ficam, na maioria das vezes, deitados no piso, que é gelado, ou em locais com sombra”, explica a veterinária.
Com o calor, para manter a saúde do animal em dia, o correto é não sair com os bichinhos nos horários mais quentes, pois eles sentem calor devido ao pelo. “Inclusive, pode ocorrer desmaio, desidratação ou queimar a parte de baixo das patas. O ideal é sair em horários mais fresquinhos”, afirma à reportagem do jornal Diário do sul.

Além disso, a vacinação deve estar sempre em dia, já que no verão aumenta a proliferação dos vírus que podem ocasionar doenças, como parvovirose ou cinomose. “Temos atendido vários casos de virose e até de intoxicação alimentar. Também é necessário tomar cuidado com pulgas e carrapatos, que se proliferam rapidamente no verão. Por isso, usar antipulgas, fazer pulverização do pátio e evitar o contato com cães de rua são algumas dicas para que o animal não pegue pulgas ou carrapatos”, orienta.
Segundo Silvia, os sinais que mostram que o animal está com muito calor são fáceis de observar: boca aberta e respiração ofegante, deitam-se em locais com piso frio com as patas traseiras abertas, bebem muita água (nos dias quentes) e procuram sempre a sombra. “Se o cão estiver extremamente ofegante num dia quente, dê um banho frio ou molhe seu corpo para refrescá-lo”, acrescenta.

Para manter a saúde do animal doméstico

Evite passear com os animais nos horários quentes.
Mantenha sempre água fresca nos potes, inclusive, é possível colocar pedra de gelo na água para refrescar. Evite dar alimentos gordurosos. O ideal é somente ração.
Mantenha o cão na sombra. Evite deixá-lo esperando dentro do carro, mesmo na sombra, pois pode causar abafamento ou morte.