Geral

Curso de Culinária Profissional reinicia no Santa Augusta

Foto: Arquivo/Unesc

Foto: Arquivo/Unesc

Reeducandas do presídio Santa Augusta estão prestes a aprender uma nova profissão. A partir de segunda-feira (12/5), às 18 horas, o quinto grupo do Curso de Culinária Profissional, realizado pelo curso de Nutrição da Unesc, iniciará as atividades. A nova turma será composta por dez detentas, que terão aulas todas as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21 horas.

O currículo do curso inclui ensinamentos voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, como a correta higienização e manipulação dos alimentos, orientações para evitar desperdício e incluir novas preparações a um cardápio. “Enquanto elas permanecerem no presídio, o curso as ajudará a melhorar significativamente as cerca de 800 refeições servidas diariamente no local. Depois que cumprirem a pena, estarão aptas a trabalharem em locais que atuam com alimentos, como restaurantes, cantinas, bares, supermercados e padarias”, afirma Janete Trichês, coordenadora do projeto de extensão no Santa Augusta.

Conteúdos e Parcerias

O curso iniciou as atividades em 2012 e a partir deste ano terá como novidade a inclusão de módulos de produção de pães e produtos panificados, para atender a necessidade de mão de obra qualificada no setor de panificação. “Os empresários do ramo têm interesse na contratação das ex-detentas, porque já perceberam que elas só precisam de uma oportunidade de trabalho para mudarem suas vidas”, comenta a professora da Unesc que participa do projeto, Fabiane Fabris.

Em 2013, o projeto firmou uma parceria com o Sine de Criciúma, para encaminhamento das mulheres ao mercado de trabalho. Segundo Janete, algumas das detentas que fizeram o curso e já estão em liberdade, já estão trabalhando com carteira assinada em restaurantes.

Colaboração: Milena Nandi/Assessoria de Imprensa da Unesc