Geral

Curso de Extensão inicia para monitores do Programa Esporte da Escola

Iniciou nesta quinta-feira, (21), no Ginásio da Unesc, em Criciúma, o curso de extensão do programa “Esporte da Escola”, ministrado por consultores do Ministério do Esporte (ME). A programação de atividades se estende até sexta-feira (22) e conta com a participação de professores/monitores que atuam na rede pública das regiões Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul (Amesc) e de Laguna (Amurel). Da rede municipal da cidade polo, estão participando monitores de nove escolas. Estão sendo beneficiadas com a capacitação 55 escolas, com um total de 8.812 alunos.

Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, o programa ofertado viabiliza a oferta do esporte no contraturno escolar integrado ao projeto pedagógico. “Criciúma hoje tem 20 escolas com o programa Mais Educação, sendo que destas, 13 escolheram o Esporte da Escola. Esse é um excelente projeto, porque para 99% das crianças de escolas públicas, a ascensão social vem através deste programa. O único caminho para construir um trabalho melhor é através da educação, unida com outros setores que dão norte para os estudantes”, destacou Rose.

Os Ministérios do Esporte e da Educação (MEC) estão desenvolvendo esta ação para melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades incluídas ao Esporte da Escola. A formação está sendo ministrada por consultores vinculados a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e visa tornar os educadores preparados para desenvolver atividades com os alunos no turno inverso ao da sala de aula. Durante os dois dias de curso, serão ministrados temas como: Fundamentos do Programa Segundo Tempo, Coletânea Esporte da Escola, Prática Esporte de Invasão, entre outros, por meios de atividades teóricas e práticas.

Conforme a professora assistente do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais do ME, Cíntia Rocha, as escolas e professores monitores que aderiram ao programa Esporte da Escola, no macrocampo esporte e lazer, receberam material. “Para nós do Ministério do Esporte é importante realizar este curso de extensão, pois este é o momento que os educadores têm para aprimorar o que já conhecem. Queremos qualificar o desenvolvimento do esporte educacional. Nossa meta é difundir o esporte, orientar e apoiar os educadores”, declarou.

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

 

[soliloquy id=”81971″]