Cultura

Curso de restauração da Unisul tem descoberta em obra de Willy Zumblick

Fotos: Divulgação / Comunicação Unisul

Fotos: Divulgação / Comunicação Unisul

Nesta quinta-feira (30), a coordenadora do curso de História da Unisul em Tubarão, professora Valdézia Pereira, apresentou o resultado do trabalho realizado pelo curso de Restauração e Preservação do Patrimônio Cultural. A última turma restaurou obras do artista tubaronense Willy Zumblick, do acervo da Unisul, e se deparou com uma surpresa: atrás de um dos quadros havia uma anotação do artista com outro nome para a obra.

Sob o comando do professor Idemar Ghizzo, a turma com oito alunos restaurou o busto e o retrato do Padre Dehon, e teve como desfio o quadro “Dança Gaúcha”, de grandes proporções. A obra estava em deterioração avançada, a moldura e parte da tela estavam estragadas por cupins e fungos. O trabalho minucioso levou oito meses.

Mas a maior surpresa foi a revelação escondida atrás da pintura. Havia um novo nome junto da assinatura do autor da obra, que revelou ser o verdadeiro título escolhido pelo artista. A famosa “Dança Gaúcha” passa a se chamar “Balé Gaúcho”.

O curso de Restauração e Preservação do Patrimônio Cultural é um curso de extensão, oferecido pela Unisul no campus Tubarão. As aulas têm início no dia 4 de agosto. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora, professora Valdézia Pereira, no e-mail valdezia.pereira@unisul.br.

Colaboração: Comunicação Unisul