Geral

Cursos profissionalizantes gratuitos aos criciumenses

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ter uma profissão rentável e uma oportunidade de emprego pode ser o futuro próximo de pelo menos 30 mulheres criciumenses. A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de um convênio do Governo Federal, passa a executar na cidade o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas-Trabalho), que abrirá 30 vagas para o curso de confecção de lingeries a mulheres de vulnerabilidade social. O convênio será assinado, na tarde desta quinta-feira (13), pelo prefeito Márcio Búrigo.

De acordo com a coordenadora do Programa em Criciúma, Chelbia Pavei, o curso pretende atingir as pessoas residentes em áreas de vulnerabilidade social, sobretudo aquelas que frequentam os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O ACESSUAS-Trabalho possui estreita articulação com foco no Plano Brasil Sem Miséria, com a promoção de estratégias, ações e medidas de enfrentamento à pobreza, por meio de mobilização de usuários, monitoramento da execução das ações do Programa e articulação com diferentes parceiros e políticas públicas.

As inscrições iniciam, a partir desta sexta-feira (13), nos CRAS e na Central de Assistência Social, no Centro da cidade. A coordenadora ressalta que o curso é gratuito e que abrange o material a ser usado, além do vale transporte e do lanche. Caso haja mais do que 30 inscritas, a Secretaria realizará um processo de triagem para definir aquelas que participarão.

As aulas ocorrerão em três meses. As alunas serão abrigadas no Centro Social Urbano da Próspera 4 horas por dia em dois dias da semana. “A Secretária já tem realizado parcerias com algumas confecções, que posteriormente empregarão as mulheres. Estamos felizes com esta conquista que garantirá renda extra àquelas que precisam”, avalia a Chelbia.

A secretária municipal de Assistência Social, Solange Barp enaltece a importância do Acessuas-Trabalho. “Queremos atingir o maior público possível e esperamos que eles possam aproveitar a chance, já que nem todo os municípios têm esse programa”, completa Solange.

Além deste primeiro curso, haverá vagas em formação para jovens ingressarem como motoristas de caminhão e ônibus, tal como cursos de costura industrial, informática, para formar eletricistas, construtores civis, recepcionistas, setores administrativos, manicure e pedicure, por exemplo. “Há ainda mais cursos que estamos tentando firmar parcerias. Só assim conseguiremos dar mais oportunidades de crescimento às pessoas, seja socialmente como também economicamente”, garante a secretária.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC