Economia

Dados apontam crescimento de 16,80% da Amesc

Jacinto Machado foi o município que mais cresceu, alcançando o percentual de 52,79%.

Jacinto Machado (Foto: Caleo Souza)

Jacinto Machado (Foto: Caleo Souza)

De acordo com dados divulgados pelo Coordenador do Movimento Econômico da Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense, Amesc, Moacir Rovaris, através de números oficiais fornecidos pela Secretaria Estadual da Fazenda, estes apontam para um crescimento da região da Amesc em 16,80%, enquanto que o Estado de Santa Catarina cresceu 10,03%. Segundo o levantamento, tendo como base o ano de 2012, os municípios que mais cresceram nos últimos dois anos foram Jacinto Machado, que alcançou o primeiro lugar em valor adicionado com, 52,79%, em segundo lugar ficou Ermo, com 44,05% e em terceiro lugar o município de Araranguá, com 22,84%.

Arroz e maracujá lideramíndices em Jacinto Machado

Para o prefeito de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri, o movimento econômico reflete o bom momento que vive o setor agropecuário e industrial do município. “Estamos muito felizes com os índices alcançados e saber que nosso município contribuiu com 52,79%. Isto vai representar um incremento na arrecadação da prefeitura em 2014 de 6.70%. Todos ganham com este crescimento. Agradeço ao setor agropecuário que contribuiu com 27,43% e o setor de indústria, comércio e prestação de serviços, contribuiu com 62,57%. Em anos anteriores a contribuição da agricultura era de apenas 42%", revela.

Segundo o prefeito, os responsáveis por esse incremento no valor adicionado são os produtores que tiram suas notas corretamente e a Cooperja, uma das maiores cooperativas do estado e país, Cerealista Pasi, entre outras indústrias de transformação.

De Fáveri ressalta que o mais importante para Jacinto Machado conquistar este índice foi o trabalho de conscientização feito pelo Setor Econômico da Amesc e setor de Planejamento da prefeitura com os produtores e contadores das cooperativas e empresas do setor agropecuário. O prefeito planeja realizar um evento para homenagear as 10 empresas que mais contribuem para o retorno de ICMS para o município.

Colaboração: Jorge Luis Pimentel