Educação

De forma lúdica, alunos aprendem a seguir uma alimentação saudável

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

O hábito alimentar da criança é extremamente importante, pois quando incorreto, refletirá diretamente no crescimento e desenvolvimento adequado, além de prejudicar no desempenho escolar e assimilação dos conhecimentos. Mas, infelizmente cada vez mais crianças vêm se alimentando mal em termos de qualidade e quantidade. Na tentativa de mudar este hábito também detectado nos alunos do 3º ano, do turno matutino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Theóphilo Cassemiro Silveira, no Barracão, em Içara, a professora Simone Réus da Silva, trabalhou em sala de aula o Projeto Alimentação Saudável.

O projeto iniciou com o estudo de texto informativo sobre os nutrientes presentes nos alimentos e suas funções no organismo que, posteriormente, foi ampliado com a analise dos rótulos de produtos alimentícios e da pirâmide alimentar. Com o objetivo de incentivar os alunos na construção de hábitos alimentares saudáveis de forma lúdica e atraente, em sala de aula e com o acompanhamento da professora e a auxiliar de sala, Denise Lino, as crianças prepararam uma deliciosa salada de frutas.

“Com o texto informativo realizamos uma roda de conversa para sabermos como “anda” a nossa alimentação. Cada aluno contribuiu citando alguns alimentos que compõem sua alimentação cotidianamente. Como tarefa os alunos tiveram que trazer rótulos de alimentos diversos para realizar um trabalho em grupo. O objetivo era identificar a tabela nutricional, comparar os nutrientes presentes nos alimentos e posteriormente classificá-los em saudável ou não saudável”, conta a professora Simone.

Segundo a educadora, durante a realização deste trabalho foi destacado que os alimentos industrializados nem sempre são a melhor opção, pois a maioria contém grande quantidade de sódio (sal) e muita gordura. Ainda com a pirâmide alimentar, os estudantes puderam aprender quais os alimentos nutritivos e identificarem a qual grupo eles pertencem (energéticos, reguladores e construtores). “Finalizando a atividade a turma fez o registro de todas as frutas utilizadas, as vitaminas encontradas em cada uma delas, concluindo que consumi-las diariamente é fundamental para a nossa saúde”, lembra Simone.

Maria Júlia Búrigo Patrício e Kemily de Mello Ferraz dizem ter aprendido o valor dos nutrientes. “Aprendi que a gente deve comer alimentos saudáveis”, declara Maria Júlia. “Salada de frutas é saudável para nossa alimentação. Descobri que as frutas são alimentos reguladores.

Para a diretora, Geovania Borges, “por meio do projeto foi possível promover o consumo de alimentos saudáveis e conscientizar sobre a contribuição dos mesmos para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa”.

Colaboração: Francis Leny