Geral

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Propriedades danificadas pelo excesso de chuva em Imbituba – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quarta-feira (10) alerta para possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos. O risco maior é nas cidades litorâneas e próximas ao litoral.

A previsão do tempo aponta para chuva persistente até sexta-feira (12), especialmente entre Florianópolis e Laguna. Já chove forte desde terça-feira. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Estragos

Conforme a Defesa Civil, até a manhã desta quarta, apenas Imbituba havia registrado problemas por causa da chuva. Na tarde de terça (9), uma casa teve a garagem e muro destruídos por uma cratera que se abriu após a rede de drenagem não resistir. Outra casa teve problemas no acesso.

Aviso meteorológico

A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico alertando para chuva persistente entre às 12h desta quarta e 23h de sexta-feira (12) no litoral, principalmente de Florianópolis a Laguna.

“Chuva persistente, em alguns momentos de intensidade moderada, podendo acumular, no período indicado, de 80 a 120mm. Nas últimas 24 horas já choveu em torno de 70mm”, diz o aviso da Epagri.

Recomendações

A Defesa Civil estadual recomenda que os moradores evitem contato com água e dirigir em locais alagados. É recomendável ainda não transitar em pontes submersas e ter cuidado redobrado com crianças próximo a rios e ribeirões.

A Defesa Civil municipal ou os bombeiros devem ser acionados caso seja notado qualquer movimentação de terra ou de rochas, inclinação de poste e rachaduras em muros e paredes. O contato da Defesa civil é pelo 199 e dos bombeiros pelo 193.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Câmera registra momento em que jovem colide moto contra árvore em Orleans; VEJA VÍDEO

Adolescente de 17 anos continua internado em estado grave.