Geral

Defesa Civil recebe e distribui mantimentos para famílias afetadas por temporais

De sexta-feira (10) até ontem (14), cerca de 400 famílias foram atingidas pelos temporais.

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma recebeu, na manhã desta quarta-feira, (15), no Centro de Eventos José Ijair Conti, mantimentos enviados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil para as famílias atingidas pelos temporais registrados no município, de sexta-feira (10) até terça-feira (14). A região mais danificada pelos temporais foi a Quarta Linha. Foram recebidos 150 colchões (sendo 50 de casal e 100 de solteiro), 160 cestas básicas, 160 kits de limpeza e 160 caixas de leite. O órgão vai remeter os itens de sobrevivência básica a todas as famílias que sofreram prejuízo e foram cadastradas.

Segundo a coordenadora de Proteção e Defesa Civil, Angela Mello, as doações irão ajudar a minimizar os efeitos do temporal que atingiu a cidade. “A região da Quarta Linha foi atingida duas vezes por intempéries climáticas, por esse motivo foi a mais afetada. Recebemos pela manhã as doações vindas do Estado. Agora os profissionais da Secretaria do Sistema Social estão visitando as regiões atingidas para fazermos a liberação dos materiais que recebemos. Ainda hoje, receberemos telhas para cobrir as casas atingidas. Vale lembrar que nenhuma família está desabrigada”, relatou Angela.

Em cinco dias a cidade passou por três eventos climáticos diferentes, sendo o primeiro um vendaval acompanhado de chuva, que atingiu a região da Santa Luzia, depois houve cheias por toda Criciúma e ontem o granizo com fortes ventos que atingiu a região da Quarta Linha. A suspeita da ocorrência de um ciclone foi descartada por climatologistas da Epagri/Ciram.

De acordo com Angela, desde o temporal registrado na segunda-feira (13), todo o território de Criciúma está em situação de emergência. “Este processo foi necessário pois tivemos muitos bairros atingidos pelas enchentes”, declarou a coordenadora.

As entregas dos mantimentos recebidos no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti faz parte de um conjunto de esforços do Poder Público Municipal para atender às comunidades afetadas pela força dos eventos climáticos. “Aumentamos temporariamente a jornada de trabalho dos setores competentes para execução da limpeza nas ruas e o cadastramento de todas as famílias para que possamos retornar à normalidade o mais rápido possível”, destacou o prefeito Márcio Búrigo.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC