Geral

Deficientes ganharão atendimento especial em Orleans

Foto: Imprensa Adore

Foto: Imprensa Adore

A implantação de um Centro de Reabilitação, Inclusão e Convivência (CRIC) para deficientes em Orleans ganhou significativo impulso na última semana. Na última quinta-feira, 21 de maio, integrantes da Associação de Deficientes de Orleans e Região (Adore) visitaram duas entidades de Tubarão conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), para busca de informações que auxiliem na confecção do projeto que precisa ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

Conforme o vice-presidente da Adore, Airton Galvão, desde o final do ano passado o projeto político-pedagógico está sendo elaborado. “Por isso, foram visitadas entidades que tiveram suas propostas já aprovadas, para analisar se o mesmo está sendo feito da maneira correta”, detalha. “Ficou claro que estamos no caminho certo e que o processo realmente é lento. Estamos convictos que o projeto será aprovado, as visitas serviram de incentivo que a idealização vai se concretizar”, ressalta Galvão.

O projeto já foi encaminhado para a Fundação. Por sua vez a Adore aguarda o retorno para dar continuidade as ações. Caso seja aprovado, profissionais serão cedidos para ministrar aulas específicas aos deficientes físicos, visuais e auditivos, como é o caso da Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (Atidev) e Arte e vida, entidades visitadas.

A Atived realiza um trabalho voltado para o cego e para as pessoas com baixa visão, dando suporte para eles criarem independência própria. Já a Arte e Vida atende os deficientes físicos, visuais e auditivos. Lá os associados têm aulas de fisioterapia, informática, artes, entre outros e, também são preparados e encaminhados ao mercado de trabalho.

Colaboração: Imprensa Adore