Esporte

Definidos os confrontos das finais do Campeonato Municipal de Braço do Norte

Foto: Julio César Longuinho

Foto: Julio César Longuinho

Os Sub-21 (aspirantes) de Rio Bonito x Botafogo e Texaco/Molduras Oliveira e São José/São Maurício, e os Titulares de Cruzeiro x Galátikus e Continental e A.A. União mostraram um belo espetáculo com muita qualidade de jogo, disciplina dentro e fora de campo além de muita garra até o final das partidas.

Pelo Sub-21, no sábado (21), valendo vaga na grande final e precisando da vitória devido ao empate sem gols no primeiro jogo, as duas equipes se lançaram ao ataque e não faltou força de vontade até os segundos finais na tentativa de balançar as redes. Quem levou a melhor na disputa foram os mandantes, o Botafogo, vencendo o jogo pelo placar de 2 x 1 e garantindo vaga na final.

O Rio Bonito lutou até o fim tentando o empate mas não conseguiu penetrar na defesa adversária, porém soube respeitar o adversário e mostrar que a equipe sabe perder. Os gols que levaram o Botafogo a final saíram dos pés de Elton e Jardel. 

Pelos Titulares, sem dúvidas, o jogo mais emocionante aos espectadores. Depois de um empate no jogo de ida, as duas equipes precisavam da vitória para prosseguir na competição; porém um novo empate, nos minutos finais, fez o confronto e a vaga ser decididos nas penalidades máximas.

Com a bola rolando, no primeiro tempo logo aos 09min, Bofe de pênalti abriu a contagem para os donos da casa; sem se abater o Galátikus foi em busca do empate, que saiu no finzinho da primeira etapa, aos 42min, com o atacante Léo.

Na segunda etapa, cheia de emoções, a equipe alvinegra retornou melhor e logo no início, aos 02min de jogo da etapa complementar, Higor "Arroz" fez bela jogada individual pela ala direita, passou por três marcadores e pelo goleiro e com frieza virou o jogo para o Galátikus; a partir daí o jogo ficou mais truncado, com os donos da casa arriscando bastante ofensivamente e os visitantes defendendo-se.

Tudo parecia se encaminhar para a vitória dos visitantes, porém, dois lances mudaram todo o contexto do jogo: primeiro em um escanteio do Cruzeiro, o goleiro da equipe, Passarela, foi para área tentar o cabeceio, sem sucesso a bola sobrou na meia cancha nos pés de Léo, que avançou com velocidade, tocou para Foguinho que driblou o marcador dentro da área e, sem goleiro, conseguiu perder o gol (Borgert que estava na trave, tirou de cabeça) e a chance de "matar" a partida; o que já era ruim, ficou ainda pior, na sequência do lance, outro escanteio para o Cruzeiro e novamente Passarela na área, desta vez a bola foi alçada na área, Helton "Rerco" afastou mal pra dentro da própria área e o goleiro do Cruzeiro, aos 49min20seg de jogo, empatou a partida para o delírio dos torcedores e levando a decisão nas penalidades.

Nos pênaltis, os visitantes levaram a melhor, Rerco, Higor, Ricardo e Maicão fizeram o dever de converter as penalidades em gol; os donos da casa não tiveram a mesma precisão, Scheidt e Graziane marcaram, mas Leandrinho e Papagaio pararam no "paredão" Fábio Boeger.

No domingo (22), pelo Sub-21, a garotada do Texaco/Molduras Oliveira levou a melhor e garantiu vaga na final; precisando do resultado, conseguiu aproveitar melhor as finalizações e fez 1 x 0 no tempo normal, levando a disputa para as penalidades; com a bola parada, os mandantes conseguiram converter as cinco cobranças em gols, já o São José/São Maurício desperdiçou uma cobrança e converteu quatro em gols, perdendo assim a chance de chegar a final. Resultado final, Texaco/Molduras Oliveira 1 (5) x (4) 0 São José/São Maurício. 

Nos Titulares, outro teste pra cardíaco. Mesmo jogando pelo empate, a equipe visitante A.A. União não fez questão de depender da vantagem e foi para cima do Continental, que levou um susto logo nos primeiros minutos, tomando dois gols relâmpagos do atacante Ari "Walter" Ricardo, o Buiú da União; os donos da casa sem se intimidar foram atrás do empate, que veio ainda na primeira etapa, com o meia Testa de cabeça e com o atacante Dael, placar da primeira etapa.

No segundo tempo, o Continental precisou sair para o jogo na busca do gol e da vitória, mas ficou desguarnecido na parte defensiva e tudo piorou com a expulsão do Meia Testa, da equipe do técnico Mão, deixando a ala direita da equipe desfalcada; a equipe da União por sua vez, aproveitando o "furo" conseguiu mais duas boas jogadas pela ala que resultaram em gols; primeiro Jeff inverteu a bola de uma ala a outra para Ricardinho, que dominou e passou para Tana, que disparou uma "bomba" e surpreendeu o goleiro Cocal (adiantado) fazendo 2 x 3; na sequência em outra jogada pela ala, Buiú tabelou com Ricardinho, recebeu dentro da área e foi derrubado, o árbitro Andrei assinalou pênalti, que Vaninho bateu com perfeição (foto) e decretou o 2 x 4 dando a vaga da final para a equipe do técnico Adilson.

As partidas de finais ficaram definidas assim: nos jogos de ida, pelo Sub-21 enfrentam-se Botafogo x Texaco e nos Titulares Galátikus x A.A. União (jogo no estádio Dásio Buss, comunidade do São José); para os jogos de volta só mudarão os mandandes e o local, no Sub-21 o mandante será o Texaco e nos Titulares será a A.A. União (jogo no estádio Pedro Dutra, comunidade Lado da União).

Colaboração: Julio César Longuinho/Portal Sul Esportes