Política

Deputada e secretária da Justiça Ada De Luca transmite cargo ao novo secretário Sady Beck e adjunto Vanderlei Zilli

A deputada e secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco De Luca, transmitiu o cargo na tarde desta quinta-feira (3) ao novo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior, e o novo adjunto, vereador Vanderlei Zilli.

A cerimônia foi prestigiada pelo  deputado federal, Ronaldo Benedet, o vereador da Câmara de Criciúma, Antônio Juliani, o Toninho, os diretores do Deap (Departamento de Administração Prisional), Leandro Antônio Soares Lima, do Departamento Socioeducativo, Roberto Lajus, do Procon estadual, Elizabete Fernandes, da diretoria de  Planejamento e Financeira, Roberto Garcia, da Acadejuc (Academia de Justiça e Cidadania), Rodrigo Schndeider, da Corregedora da SJC, Carolini De Campos Vicente e demais gerentes, agentes penitenciários e servidores.

O diretor do Deap, Leandro Lima, aproveitou o momento da cerimônia de posse para fazer um agradecimento à deputada e secretária Ada De Luca, pelo seu empenho e determinação à frente da Pasta nestes dois anos e meio.

“Jamais na história do sistema fomos tão respeitados e os agentes atendidos em suas reivindicações. A secretária Ada De Luca primou pelo técnico e por causa disso até o final de 2015 teremos o melhor sistema penitenciário do Brasil”, frisou Leandro.

“Sempre trabalhei com garra e seriedade para termos os melhores números do sistema penitenciário e socioeducativo, além do Procon estadual. Hoje somos o estado que tem mais detentos trabalhando, um percentual de 43%, mais de 8.300 detentos em linhas de produção com o programa de Ressocialização Pelo Trabalho”, destaca a deputada Ada De Luca.

Ela lembra ainda que Santa Catarina ainda ocupa o primeiro lugar no ranking das taxas de evasão. “Um percentual de 95,4% dos presos que são soltos para saída temporária retornam para as unidades prisionais, um número excelente”, comemora Ada De Luca.

Além do Programa de Ressocialização, em dois anos e meio já foram disponibilizadas mais 2 mil vagas em todo o sistema penitenciário com as inaugurações dos presídios de Tubarão (392 vagas), Lages (352) e Chapecó (352); semiaberto da penitenciária de Joinville (176); complexo da Canhanduba, em Itajaí, com a penitenciária (360 vagas),  o presídio (372) e o semiaberto (120).

O programa do governo estadual “Pacto Por Santa Catarina da Justiça e Cidadania”, lançado em outubro de 2012, permitiu a abertura de novas vagas como as ampliações do presídio de Itajaí (324 novas vagas); penitenciária industrial de Joinville (100); e penitenciária Sul em Criciúma (200), que serão inauguradas em 2014.

A secretária Ada De Luca também se empenhou em investir na aquisição de uniformes, veículos e equipamentos de proteção individual e no aperfeiçoamento do quadro de pessoal para melhorar as condições de trabalho dos agentes penitenciários (mais de 2 mil capacitados) e garantir mais segurança à sociedade.

No socioeducativo, o Centro de Atendimento Socioeducativo da Grande Florianópolis, o CASE, que substituirá o antigo São Lucas, em São José, já está com 91% das obras executadas.

“Com esta nova unidade vamos conseguir oferecer uma estrutura adequada para que o adolescente em conflito com a lei seja ressocializado e tenha condições de retornar plenamente à sociedade”, destaca a secretária, Ada De Luca.

O CASE terá 98 vagas, sendo 70 para o adolescente sentenciado, 20 para internações provisórias, que prevê um período máximo de 45 dias, e oito para convivência protetora (para o adolescente que está sendo ameaçado ou ameaçando o coletivo).

“Todo este trabalho só foi possível graças ao apoio do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira que sempre olharam com atenção para as demandas da Secretaria da Justiça e Cidadania”, enfatiza a deputada Ada De Luca.

A secretária também fez questão de agradecer o apoio que sempre recebeu de todos os funcionários da Secretaria da Justiça e Cidadania neste período que esteve à frente do cargo como titular.

Colaboração: Denise Lacerda/Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

[soliloquy id=”61532″]