Esporte

Desafio de Ondas Grandes é lançado no Farol de Santa Marta

O evento tem a chancela do WSL, participação da Associação de Surfe e Tow-in do Farol de Santa Marta ATowInJ e parceria com a Fecasurf.

Foto: Divulgação

Se depender dos mais de 400 mil internautas que acompanharam nesta sexta-feira, as ondas da praia do Cardoso, ao vivo via internet, e a comissão organizadora do Desafio de Ondas Grandes, Laguna tem as maiores ondulações do Brasil. O pico nesta sexta-feira no Cardoso alcançou mais de 3,5 metros de onda no surfe treino. Os surfistas e admiradores movimentaram o Farol de Santa Marta e deverá seguir assim. A janela do evento fecha em novembro, com a expectativa de ondas grandes para os esportistas de várias partes do Brasil e do mundo caírem na água. O Desafio tem a chancela do WSL.

No período da tarde, em solenidade no Centro Histórico, organizadores, patrocinadores, surfistas e apoiadores estiveram reunidos na abertura do evento de Desafio de Ondas Grandes. O Governo do Estado repassou R$ 200 mil por meio de convênio com a Associação de Surf Tow-in In Farol de Santa Marta e de Jaguaruna. A intenção é integrar a Praia do Cardoso no Campeonato Mundial de Ondas Grandes.

O atleta catarinense Rafael Becker, conhecedor das ondas da Cidade Juliana, classificou o evento como alucinante e principalmente a apresentação de Laguna para dentro do Circuito Mundial de Ondas Gigantes. O presidente da Associação de Surf Toiw-In do Farol, Reinaldo Langer, descreveu a data como ‘um dia histórico e inédito’. Ele agradeceu a união de todos em prol de um potencial da cidade. Descreveu o padrão de estrutura que o evento precisa de acordo com as normas da WSL. “Maior onda do Brasil é na praia do Cardoso. Estamos divulgando isto para o mundo todo”, apontou. A mídia internacional acompanhou o surfe treino desta sexta-feira.

Com a divulgação do Farol de Santa Marta, o turismo deve receber um incremento por toda a cidade, desde restaurantes, hotéis e outros prestadores de serviços. O secretário estadual do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, quis deixar claro a importância do investimento em turismo. “Não é nada supérfluo, é plantar algo que dará muitos frutos. O movimento econômico e a mídia espontânea são umas das consequências”, destacou.

O vereador Peterson Crippa frisou a valorização do esporte. “Laguna tem boas ondas e merece reconhecimento. A parceria da iniciativa público e privada com bons projetos é uma solução”, definiu.

Estiveram participando da solenidade: vice-prefeito, Júlio Cesár Wilemann; secretário regional, Felipe Remor; presidente da Fecasurf, Reginaldo Ferreira; presidente da Associação de Surf Town In de Jaguaruna, Maurício Giraldi, secretários municipais e vereadores.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Aprovado na Alesc o Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina

Secretário Valmir Comin atuou pessoalmente para acelerar apreciação do projeto. A aprovação da matéria aconteceu por maioria de votos.

Peças decorativas de Natal são furtadas da praça de Cocal do Sul

Mais de 10 peças decorativas foram roubadas, além de malhas que enfeitam o espaço do Papai Noel e peças eletrônicas que emitem efeitos especiais de luz.

Cerbranorte realiza Natal Luz na próxima semana em Braço do Norte

Durante o evento, serão distribuídas 2 mil bolas para as crianças, entre outros brindes como, TV, micro-ondas e ferro elétrico.

Pavimentação do acesso ao Farol será inaugurada nesta sexta

A via de acesso contará agora com ciclofaixa de 2,5 metros de largura, pista de caminhada e o deck de madeira com visual para o mar, ao fim da estrada.