Geral

Desassoreamento do rio de Campo Verde aguarda liberação de última licença ambiental esta semana

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Está próximo de finalizar a fase de liberação das licenças ambientais para a dragagem do rio de Campo Verde, popular Carniça. De acordo com o secretário de pesca, Aderbal Moreira, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama deverá liberar a última licença ambiental nesta terça-feira (28). “O próximo passo será marcar uma reunião com o secretário de Agricultura do estado, João Rodrigues, para firmar o convênio e trazer os equipamentos da Cidasc, que estão em Tubarão”, disse.

O desassoreamento será realizado num trecho de 1,5 quilômetros com 20 metros de largura. Há locais que o volume de água não ultrapassa meio metro, prejudicando o tráfego de embarcações e pescadores que utilizam o rio para trabalhar.

Para o secretário da Pesca, Aderbal Moreira, a dragagem deverá trazer mais espécies de peixes para a localidade. “Além de facilitar a entrada e saída das embarcações dos pescadores, que vivem da atividade de captura de peixes e camarões”, disse. Mais de 200 famílias serão beneficiadas.

O trabalho de dragagem já obteve a licença ambiental de operação (LAO) provisória, emitida pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e esta a ser liberada será a permanente. A Marinha também já liberou a licença ambiental.