Geral

Desfile Cívico de Urussanga terá tema especial

A vida de Monsenhor Agenor Neves Marques foi escolhida para ser homenageada neste ano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centenário de Monsenhor Agenor Neves Marques será o tema do desfile cívico em Urussanga que, neste ano, acontecerá no sábado, 6 de setembro. Ao todo, 37 alas comporão o desfile que lembrará as diversas etapas da vida do homem que deixou marcas na cidade de Urussanga.

Desde a chegada de Monsenhor Agenor Neves Marques, passando pelas diversas etapas da vida do religioso que atuou na política, na educação, nas artes, dentre outras áreas, até os últimos anos que marcaram a passagem deste homem pela Capital Catarinense do Bom Vinho, tudo será mostrado pelas escolas e entidades que participarão do desfile cívico realizado pela Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Academia de Letras de Urussanga.

Principalmente por este ser o tema da segunda edição do projeto “Urussanga Vira Criança: refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos” na rede municipal de ensino, levar a vida de Monsenhor Agenor Neves Marques para a Semana da Pátria foi para valorizar ainda mais o nome dessa figura histórica na cidade. “Tivemos o apoio incondicional tanto no projeto quanto na preparação para o desfile da Academia de Letras de Urussanga e isso é importante destacarmos, pois sem esse apoio, certamente seria muito difícil para nossos alunos elaborarem bons trabalhos”, ressaltou a secretária de Educação de Urussanga, Brígida Marioti.

Temas como apicultura, a carpintaria, a vida simples e a literatura, que circundaram a vida de Monsenhor, passarão pela Praça Anita Garibaldi. “Nossa escola, além da fanfarra e corpo coreográfico, vai destacar a importância da apicultura na vida de Monsenhor”, declarou a diretora do Centro Educacional Lydio De Brida.

Já a Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco terá a literatura como tema central. “Teremos um pelotão com a APP da escola que destacará os prêmios que Monsenhor recebeu”, adiantou a diretora Lisiane Fenilli.

No total, serão cinco fanfarras que percorrerão a Praça Anita Garibaldi no dia 6 de setembro a partir das 9h, tocando para as escolas e entidades do município. O Corpo de Bombeiros abrirá o desfile. É previsto repique dos sinos às 6h e a abertura das solenidades às 8h.

Colaboração: Karla Ribeiro