Geral

Desfile cívico homenageia Monsenhor Agenor Neves Marques

Emoção e patriotismo na manhã de sábado em Urussanga

Escolas, entidades, clubes de serviço e comunidade em geral reuniram-se para homenagear Monsenhor Agenor Neves Marques, religioso que marcou Urussanga nos mais diversos setores, na manhã de sábado, 6 de setembro, no desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Academia de Letras de Urussanga, entidade fundada por Monsenhor.

O evento iniciou às 8h com a apresentação da Orquestra Municipal de Urussanga. Em seguida, a presidente da Academia de Letras de Urussanga, Márcia Marques Costa, prestou uma homenagem a Monsenhor, destacando momentos de sua vida como sacerdote e homem público. “Falar de uma pessoa como Monsenhor não seria possível em poucas palavras, pois tantas ações na vida de um homem como ele devem ser sempre lembradas”, lembrou Márcia.

O desfile iniciou pontualmente às 9h, quando se ouviram as batidas da primeira fanfarra que passou pela Praça Anita Garibaldi. Todas as escolas e entidades participantes do desfile cívico destacaram parte da vida de Monsenhor, desde a infância até os feitos em Urussanga e região, como a composição de hinos, como o de Urussanga, Cocal do Sul, Grão-Pará, e outros.

“Nossa escolha pelo tema do Centenário de nascimento de Monsenhor Agenor Neves Marques para o desfile deste ano também se deu em virtude do projeto Urussanga Vira Criança, o qual já está em sua segunda edição e finaliza agora em outubro”, ressaltou a secretária de educação Brígida Marioti.

As criações do religioso, como a Rádio Fundação Marconi e o programa Andorinha Mensageira, o Paraíso da Criança, os símbolos do município de Urussanga, como o hino, o brasão e a bandeira, a história da apicultura e o amor pelo motociclismo. Tudo isso foi destacado pelas escolas durante o desfile.

Cinco fanfarras deram ritmo ao desfile ao longo da manhã, que terminou com o Buggy Club Urussanga, que levou convidados de municípios como Sombrio, Tubarão, Balneário Gaivota e Criciúma para o evento. “Este foi um desfile de toda cidade e com muita emoção. O envolvimento das comunidades foi visível e isso é muito gratificante para o município, para a educação como um todo. Com essa união, ganham todos”, finalizou o prefeito Johnny Felippe, que acompanhou o desfile junto da primeira-dama Geórgia Zanellatto Felippe e demais autoridades.

Colaboração: Karla Ribeiro

[soliloquy id=”85894″]