Economia

Design é fator-chave para futuro da indústria cerâmica de Santa Catarina

Foto: Fábio Almeida

Foto: Fábio Almeida

Após uma alta de quase 400% na importação de produtos cerâmicos entre 2008 e 2012, a indústria catarinense aposta no design como fator de diferenciação para aumentar sua participação nos mercados nacional e internacional. O tema está presente em várias das ações propostas na rota de crescimento para o setor cerâmico, que foi lançada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta segunda-feira (8), em Criciúma.

No evento também foi apresentada a rota para o setor de químicos e plástico. Este material aposta, principalmente, em ações voltadas à sustentabilidade do segmento, como uso de matérias-primas renováveis e aumento da reciclagem na cadeia produtiva. Os estudos foram elaborados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), com a participação de industriais, pesquisadores e especialistas.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou o papel indutor que o PDIC terá no futuro do setor produtivo do Estado. "Ou nós assistimos ao futuro ser construído pelos outros, ou nós participamos da construção deste futuro", afirmou, destacando o envolvimento dos industriais com o programa.

Empregando 81,4% dos trabalhadores do segmento de cerâmica, o subsetor de revestimentos aponta como fatores críticos de sucesso a dificuldade de se investir em pesquisa e desenvolvimento, o elevado custo da energia elétrica e a falta de uma política industrial de governo. Para contornar estes obstáculos, foram apresentadas 101 sugestões de iniciativas de curto, médio e longo prazos por parte de governos, indústria, instituições de pesquisa e entidades de fomento.

"Nos dá muita satisfação ver a conclusão deste trabalho, que iniciamos em 2012. Ele comprova o potencial econômico dos setores cerâmico, químico e plástico em nossa região", afirmou o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

Já o material da indústria de produtos químicos e plástico mostra que 78% dos empregos estão concentrados na indústria plástica. A visão de futuro definida para este subsegmento indica a necessidade de aumentar fortemente o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Além de garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva, esta mudança deve se refletir na adoção de novas tecnologias e no desenvolvimento de produtos inovadores. As 110 ações sugeridas no documento integram, além de pesquisa e desenvolvimento, questões ligadas à matéria-prima, políticas públicas e desenvolvimento de pessoal.

A apresentação em Criciúma integra uma série de lançamentos de rotas pelo Estado. No dia 2 foram apresentadas, em Blumenau, as conclusões sobre os setores têxtil e de confecção. A cidade de Balneário Camboriú foi palco, no dia 4, do lançamento das rotas para os setores de construção civil e economia do mar.

O PDIC já teve lançadas, entre outubro e novembro, as rotas de crescimento para os segmentos de metalurgia e metalmecânica, em Joinville, e tecnologia da informação e comunicação, em Florianópolis. Para os próximos meses, estão previstas ainda as conclusões dos trabalhos sobre os ramos de móveis e madeira, agroalimentar, celulose e papel, meio ambiente, bens de capital e turismo. No dia 10 será a vez de Florianópolis, que sediará o lançamento voltado para os setores de saúde, energia e indústria emergentes, que inclui, entre outros, as indústrias automobilística e aeroespacial.

Histórico – Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. Com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan está em andamento a terceira etapa do PDIC 2022. O plano conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).

Colaboração: Fábio Almeida/Comunicação Fiesc