Geral

Desmonte avança na antiga ponte sobre o Rio Tubarão

Estrutura, na BR-101 Sul, está sendo removida para a construção de nova passagem

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A antiga ponte sobre o Rio Tubarão está sendo demolida para a construção de nova passagem, na BR-101 catarinense. A estrutura, integrante do antigo traçado da rodovia federal, no km 337, no município catarinense de Tubarão, vem sendo removida desde o final de setembro para abrir espaço à nova ponte. O empreendimento complementará a travessia de veículos no trecho, ao lado da ponte construída e liberada em 2010.

No vão central, cerca de seis metros já foram retirados, em avanço constante e meticuloso devido à complexidade do desmonte. O concreto utilizado na antiga estrutura é removido com o auxílio de martelo hidráulico conectado à uma pequena escavadeira, a fim de evitar peso excessivo nas extremidades do tabuleiro. Uma balsa recolhe os sedimentos desprendidos, evitando que fiquem no leito do rio. Todo o concreto retirado é material inerte e será reaproveitado para aterro em outros locais. Já a ferragem utilizada será reciclada.

Nas margens, 10 pilares de apoio foram construídos para sustentar a ponte, pois o centro está sendo desafixado do restante da estrutura, sendo oito colunas na cabeceira Sul, próximo da SC-390, e duas, na cabeceira Norte, na rua Cândido Darela. Eles servem de escoras para estabilizar a estrutura enquanto os trabalhadores retiram o vão do centro para as margens.

A antiga ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 Sul, tem quatro apoios maciços, todos sobre as margens e vão livre de aproximadamente 70 metros de extensão. A ponte construída na duplicação, liberada no sentido Norte – Sul, tem oito pilares em blocos únicos, similar à estrutura antiga, com três apoios construídos no leito do rio. Por sua vez, a nova ponte, no sentido Sul – Norte, também terá oito apoios, porém, com dois pilares de sustentação por base, formando conjunto de 16 colunas. As duas novas travessias integrantes do novo traçado duplicado, têm 340 metros de extensão.

Rua Cândido Darela interrompida

A rua Cândido Darela, via municipal tubaronense que liga os bairros Morrotes e São João, está interrompida abaixo da estrutura da ponte, onde acontece a demolição. Para prosseguir viagem em direção ao interior, margeando o Rio Tubarão, os motoristas deverão seguir pela rua Dep. Olice Pedra de Caldas até o viaduto próximo ao Km 336 (acesso ao Morrotes e São João), cruzando para a rua José Alberto Nunes (seguindo para a esquerda, em direção ao Morro do Formigão) até chegar, novamente, à rua Cândido Darela.

Em direção ao Centro, os motoristas deverão acessar a rua José Alberto Nunes, depois seguir pela rua São João, passar pelo viaduto de acesso ao bairro Morrotes. O mesmo trajeto deve ser feito para acesso ao início da rua Cândido Darela. O espaço de obras estará sinalizado, indicando a aproximação dos trabalhos. Nas vias lindeiras da BR-101 Sul, o DNIT já instalou toda a sinalização definitiva.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação Social DNIT/SC