Geral

Desmonte de ponte sobre o Rio Tubarão chega a 80%

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A retirada da antiga ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, chegou a 80% do total da estrutura, nesta terça-feira (25). O consórcio EnCi (Engedal-Cima), está finalizando a retirada da estrutura entre o rio e a cabeceira Sul, próximo ao Morro do Formigão. Esta parte da passagem foi demolida no último dia 16, e, desde então, são concentrados esforços para a retirada de todo o concreto e ferragem, para início da construção de vigas e pilares.

Dos 340 metros da estrutura antiga, cerca de 272 metros foram removidos, sendo o concreto inerte utilizado em aterro e a ferragem reciclada. Cerca de 60 viagens de caminhões basculantes foram necessárias para translado de todo o concreto usinado retirado dos escombros. Quatro escavadeiras – três adaptadas com martelos hidráulicos e uma utilizada para carga, estão sendo usadas nas frentes de obras.

A remoção, em terra, está próxima de ser finalizada e, agora, os trabalhos de retirada da estrutura estão sendo concentradas na cabeceira Norte. Lá, uma escavadeira de menor tamanho e peso executa a retirada do tabuleiro, depositando os sedimentos em balsa ancorada no Rio Tubarão. A limpeza do material no canteiro de obras próximo da SC-390 é necessária para dar espaço para a construção dos pilares de sustentação e das vigas que comportarão a futura pista de sentido Sul-Norte.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela adequação da ponte, do traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura atual será removida e uma nova será construída. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Cuidados

As frentes de obras para construção da nova ponte sobre o Rio Tubarão, no km 337 da BR-101 Sul catarinense, contam com tapumes para isolar a movimentação de trabalhadores e equipamentos dos pedestres e motoristas. Esse isolamento foi feito nas margens da SC-390, na margem direita do rio e da rua Cândido Darela, margem esquerda.

As divisórias demarcam as frentes de obra, onde o acesso é permitido somente para pessoal autorizado, envolvido no empreendimento. A entrada de pessoas não autorizadas e treinadas expõe ao risco de acidentes, vista a movimentação de equipamentos, içamento e instalação de partes móveis em altura.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação Social DNIT/SC