Geral

Despachantes orientam sobre erros cometidos por donos de carro

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Com leis de trânsito sendo recentemente modificadas e atualizadas, fica difícil para o cidadão comum conhecer a legislação e saber o que realmente pode ou não quando o assunto é documentação correta para o veículo. Em Tubarão, estão registrados 85 mil veículos. Mais de 30% estão em situação irregular quando o assunto é documentação em dia.

Para auxiliar os condutores de veículos em consultorias e orientações em relação à legislação de trânsito e documentação, o despachante, que celebra seu dia hoje, é o profissional que pode atuar nestes casos. Em Santa Catarina, desde 2013 estes profissionais são os únicos do Brasil que podem imprimir o documento do veículo no próprio estabelecimento, fora do Departamento de Trânsito – Detran.

“Nossa classe registrou muitos avanços para o contribuinte e proprietários de veículos, como emitir a documentação do seu veículo – entre pagamento e impressão do documento – em exatos cinco minutos”, destaca o presidente da Associação dos Despachantes de Trânsito da Região de Tubarão e Laguna – Adetub, Rogério Domingos.

Atualmente, este profissional contribui para a terceirização da burocracia – o cliente, por falta de conhecimento e má orientação, comete muitos erros. “Existem erros comuns na transferência de veículo. Exemplo: o vendedor pode se proteger orientando para a emissão da Venda Comunicada e assim evitar que o novo proprietário trafegue com um veículo em seu nome e venha a lhe causar prejuízos, que poderão ser incalculáveis”, alerta Domingos.

Estes estão entre os complicadores que aparecem, e os despachantes podem orientar os proprietários para evitar problemas. Em 6 de novembro de 2013, o governador Raimundo Colombo assinou o projeto que permite a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV para veículos novos nos escritórios dos despachantes. A parceria foi solicitada pela Associação dos Despachantes Oficiais do Trânsito do Estado de Santa Catarina – Adotesc.

As vantagens do novo sistema proporcionam ao governo do Estado uma melhoria na fiscalização dos serviços, segurança na emissão dos documentos, redução dos custos operacionais, aumento dos pontos de atendimento aos usuários e mais celeridade ao processo. Nos escritórios dos despachantes a emissão do documento pode ser realizada minutos após o pagamento da taxa. No Detran é necessário aguardar a informação bancária, que pode levar até 48 horas.

Com informações do Jornal Diário do Sul