Segurança

Detentos são transferidos para novas alas da Penitenciária Sul

Foto: Rodrigo Medeiros/Clicatribuna

Foto: Rodrigo Medeiros/Clicatribuna

As duas novas alas da Penitenciária Sul, em Criciúma, com capacidade para 200 detentos, já começam a receber apenados. Do Presídio Santa Augusta, 40 reclusos, todos do regime fechado e já condenados pela Justiça, foram transferidos nessa sexta-feira. Entre eles, os cinco condenados no ano passado pela participação na segunda onda de atentados a mando do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) na cidade.

Apesar do déficit irrisório da massa carcerária no Presídio Santa Augusta, os servidores da unidade prisional, que mais abriga reclusos na região Sul, reclamam de outra realidade do sistema carcerário local. Nessa sexta-feira, 30 detentos de Araranguá ingressaram na unidade, vindos de Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, onde cumpriam medida disciplinar e vão continuar a cumprir por mais 30 dias no Santa Augusta.

805 presos para dois agentes

Conforme o site Clicatribuna, apesar da superlotação, a reivindicação maior é acerca do quatro de agentes penitenciários, que atualmente é baixíssimo. Na noite dessa sexta-feira, por exemplo, para 805 detentos, havia somente dois servidores estaduais. Um terceiro agente estava no hospital fazendo escolta para dois presos adoentados.

Governo anuncia mudanças

O Departamento de Administração Prisional (Deap) adiantou que este ano será de melhorias no sistema carcerário catarinense, inclusive no Presídio Santa Augusta, que deverá ser contemplado com novas construções; e consequentemente novas vagas; e agentes que ser formarão este ano do último concurso. O próprio diretor do Deap, Leandro Soares Lima, que estava na última terça-feira em Criciúma na solenidade de inauguração de ampliação da Penitenciária Sul, afirmou que “nunca o sistema prisional teve tanta atenção do poder público” e agradeceu inúmeras vezes a secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, também presente, pela mobilização junto ao Governo em busca de melhorias e no lema de trabalho, focado na ressocialização.

Na noite de sexta-feira, o governador Raimundo Colombo, anunciou que irá entregar na próxima segunda-feira, em Florianópolis, viaturas para condução de detentos e uniformes para os servidores em todo o Estado, e Criciúma será contemplada.