Geral

Detonações no Morro do Formigão poderão ser feitas após as 18 horas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) comunica aos usuários da BR-101 Sul, bem como os moradores do bairro Fábio Silva, que, por conta da celeridade dos trabalhos para construção do túnel no Morro do Formigão, em ocasiões esporádica, será necessária a remoção de rochas por detonação de explosivos, após as 18 horas. Os trabalhos de remoção de rochas acontecem de segunda-feira a sábado, iniciando às 7 horas.

O consórcio das empresas JDantas-Novatecna toma todas as precauções de segurança para resguardar usuários e moradores e, sendo assim, a rodovia federal precisa ter o fluxo interrompido durante as detonações. A interrupção dura entre cinco a dez minutos, seguindo o histórico de eficácia dos trabalhos. As obras de construção do túnel estão localizadas próximo ao bairro Fábio Silva, na cidade catarinense de Tubarão.

A dilatação no horário de trabalhos é necessário devido ao ciclo de escavação estar avançando em ritmo acelerado, com trabalhos sendo realizados em tempo integral, reduzindo o intervalo entre as remoções de rocha. Aos motoristas, atenção redobrada a interrupção do tráfego de veículos entre o km 337 ao km 339, em ambos os sentidos de fluxo, durante as detonações de explosivos para escavação de rochas.

Os usuários da rodovia devem ter atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação em Tubarão: no segmento há trânsito de veículos em pista simples de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h. Nos dias sem os trabalhos de corte de rochas, os cuidados também devem redobrados, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras. O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses.

Quando pronto, o túnel para transposição do Morro do Formigão totalizará 900 metros, sendo 530 metros de extensão em rocha escavada e mais 370 metros nos acessos necessários aos dois emboques. De acordo com o projeto, o túnel terá 11 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC