Geral

Dia D: Mutirão de combate à Dengue mobiliza criciumenses

Intenção é alertar a população sobre os cuidados básicos para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Fotos: Janaína Teixeira e Milena dos Santos

Fotos: Janaína Teixeira e Milena dos Santos

Uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zica vírus e da febre Chikungunya; foi promovida na manhã deste sábado (13), pela Administração Municipal, através das Secretarias Municipais de Saúde, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Coordenadoria de Defesa Civil, Guarda Municipal e 28º GAC.

As equipes, realizaram nos bairros Morro Estevão e Nossa Senhora da Salete, mais uma edição do projeto “Arrastão Solidário”. Os moradores das regiões, onde foram encontrados focos do mosquito, receberam orientações e puderam retirar de suas residências materiais que não são mais utilizados e podem se tornar futuros criadouros do inseto. Já no Centro da cidade, a soldados do 28° GAC, realizaram panfletagem. O objetivo da ação, além de eliminar os possíveis criadouros dos mosquitos, é conscientizar que é problema de saúde pública e é uma responsabilidade de todos.

O mosquito geralmente deposita seus ovos onde encontra água parada, suja ou limpa, condição ideal para a reprodução. “Queremos aproveitar esse momento, para que as pessoas saibam da importância de cuidar de suas casas e seus quintais. Temos que estar todos juntos na luta contra o mosquito. Se cada um fizer a sua parte, podemos reduzir consideravelmente o risco desta ameaça que desencadeias nessas graves doenças. Queremos manter nossa cidade livre desse problema, hoje iniciamos esse processo, outras ações serão feitas”, comenta o prefeito, Márcio Búrigo.

Além do mutirão de limpeza, os profissionais fizeram inúmeras ações educativas. Visitas em casas e estabelecimentos já fazem parte da rotina dos profissionais do Governo Municipal. O sábado foi usado para intensificar essas ações.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello, as equipes do município têm buscado trabalhar com a prevenção, já que a meta, é manter a cidade longe das três doenças. “Estamos tomando medidas preventivas para impedir que o Aedes aegypti chegue a nossa cidade, e o melhor caminho é combater os possíveis criadouros do mosquito. O mutirão vem justamente para isso. Alertar a população sobre os problemas que são causados pela falta de cuidados”, relata Angela.

De acordo com o secretário de Saúde, Vitor Benincá, nos próximos dias os trabalhos serão intensificados e o combate ao mosquito será feito em outros pontos da cidade. “Estamos aproveitando o momento para reforçar o pedido para que os criciumenses participem no dia a dia fazendo sua parte. Seja evitando possíveis criadouros do mosquito na própria casa e ajudando a fiscalizar outros pontos. Muitas denúncias que chegam para a gente de possíveis locais com focos do mosquito, são vistoriadas. O trabalho de prevenção tem que ser constante. Acredito que estamos no caminho certo para evitar que os focos se alastrem pelo município e, consequentemente, as doenças”, declara Benincá. “Eliminando os criadouros, eliminamos a doença”, completa.

As ações educativas e mutirões de limpeza serão realizados em diversas partes da cidade durante todo ano. O Dia D não é realizado apenas em Criciúma, as equipes de saúde estão nas ruas em cidades de todo o Brasil. 

Comunidades na luta contra o Aedes Aegypti

Durante todo o dia, os profissionais estiveram orientando e eliminando possíveis locais que possam abrigar as larvas do inseto. Os moradores das comunidades que receberam o mutirão, foram muito receptivos a iniciativa.

Segundo a moradora do bairro Jardim Maristela, uma das microrregiões da unidade de saúde do Nossa Senhora da Salete, Terezinha dos Anjos Medeiros, é muito importante a ação que está sendo desenvolvida pela Administração, já que em certas regiões catarinenses, há muitos casos de dengue. “Esse trabalho é uma forma de proteção. Estamos muito assustados com essa situação que acompanhamos na televisão. Temos que confiar nessas pessoas que estão vindo nos orientar e fazer exatamente o que dizem. Espero que todas as pessoas cuidem do que é seu, limpe, porque depende de cada um de nós para acabar com o mosquito. Temos que estar atentos, não se pode brincar com uma causa tão séria”, destaca.

Colaboração: Milena dos Santos/Assessoria de Imprensa