Geral

Dia de Combate a Violência Contra a Mulher reúne mais de 600 pessoas

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

“A maior diferença entre quem deu certo e quem não deu, é a crença nas possibilidades e por isso um quilo de determinação vale mais que uma tonelada se sorte”, com esta fala a palestrante Adriana Medeiros iniciou a palestra show, intitulada “Ser Feliz é uma Escolha”, que aconteceu na tarde de hoje (25) em Içara, em encontro que reuniu mais de 600 pessoas, em alusão ao “Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher”. O evento encerra às 17h.

O evento organizado pela secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem como objetivo alertar, orientar e conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres.

“Temos uma ema equipe que trabalha diretamente com o direito violado do cidadão e os números indicam que cem mulheres por ano denunciam os maus tratos e a violência sofrida. Este número cresce, ou seja, as denuncias aumentam, mas ainda nos preocupa porque em média 60% delas são acompanhadas, mas desistem da denuncia formal”, declarou a secretaria de Assistência Social, Juci Fernandes, que no ato representou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, agradecendo a participação e o apoio de todos os envolvidos na organização do evento.

Já a coordenadora do CREAS, Priscila Fernandes, apresentou a equipe do CREAS, discorreu sobre o Serviço Especializado de Atendimento à Mulher, realizado no município por meio do Programa de Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), mas enfatizou que o momento é para falar de autoestima. “Hoje falamos do oposto à violência. Falamos de autoestima e da consciência que a mulher deve ter sobre seus direitos. Espero que todas aproveitem esta tarde que foi preparada com muito carinho”.

O secretário de Saúde, Lauro Nogueira, que representou o prefeito Murialdo Gastaldon que cumpre agenda em Florianópolis, ressaltou que toda a sociedade deve estar atenta. “Precisamos estar atentos a este problema, denunciar, fazer a nossa parte. Espero que hoje consigamos sair daqui melhores do que chegamos e que todos nós plantemos a semente do bem para colhermos o que há de melhor”. “Estão todos de parabéns. Que bom que temos uma equipe comprometida com o bem estar da população”, emendou o presidente do Legislativo Içarense, vereador Laudo Calegari.

A abertura do evento foi feita pelos bailarinos Jessica santos e Lucas Luciano do Instituto de Dança IDI. Também participaram do encontro secretários municipais, vereador Pedro Mazzuchetti, presidente da Rede feminina, Salete Pizza, Iêde Cardoso dos Santos representando a Associações Amigas do Peito de Içara (AMPI) e representantes da FAI.

Sobre a data – A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes e presas até serem brutalmente assassinadas.

A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência. A definição ocorreu em encontro realizado em Bogotá, na Colômbia, em 1981, por organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas na ocasião.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI