Esporte

Dia do Basquete reserva grandes momentos em Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As quatro equipes que disputam a Taça Clinigastro de Basquetebol fazem neste sábado (5) as últimas partidas do torneio no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi. Na disputa pelo título, o Criciúma Tigers/Satc/FME encara a Apab Baschirotto Ducks. Já o Mampituba All Stars e a Associação Viva Basquete de Içara (Avibi) jogam em busca da terceira posição. Mas o dia não será apenas de confrontos decisivos, mas sim, de muito esporte. Por isso, a organização decidiu nomear de Dia do Basquete. Além das partidas ocorrerá torneio de arremessos de três pontos, torneio de enterradas e jogo de exibição com crianças das escolinhas de Criciúma e Içara.

As regras dos torneios paralelos são conhecidas dos apaixonados do basquete, elas são idênticas ao All Star Weekend, da NBA. Os torcedores presentes no ginásio terão a chance de ganhar brindes dos patrocinadores e ajudar a escolher a melhor enterrada.

A grande final da competição reune os times que mais venceram nos quatro quadrangulares. O Criciúma Tigers/Satc/FME venceu dez, das 12 partidas. “Será um jogo de bem competitivo e cheio de opções para os dois lados. No fim, acho que o time que jogar mais focado pelos 40 minutos vai levar o título”, diz o cestinha do torneio e ala dos Tigers, Renan Custodio. O ala-pivô dos Ducks, Rafael Baschirotto, espera que este seja um “duelo histórico” e afirma que o dia será de festa para todos os atletas. “O Dia do Basquete promete ser o principal evento desse esporte no sul catarinense. Todas as atrações são voltadas para o público e aos amantes do basquete”, fala Rafael.

A disputa do terceiro lugar põe frente a frente a equipe mais experiente do torneio, o Mampituba All Stars, contra a mais jovem, a Avibi. Para o representante do Mampituba, Acioly Sanches Filho, uma vitória coroará o trabalho em equipe. “Apesar de termos ficado de fora da grande final, o terceiro lugar premiará a união e a disposição de uma equipe que possui a média de idade mais elevada do torneio”, diz. Já para William Tomé Souza, da Avibi, a reestruturação da equipe deu certo e uma medalha enceraria o ano da melhor forma possível. “Recomeçamos um projeto que já teve grandes conquistas. Nossa média de idade é a baixa, perto dos 20 anos. Todos os nossos jogadores cresceram muito nesse ano e vamos dar o máximo para ficar em terceiro lugar”, avisa. No retrospecto dos confrontos, melhor para o Mampituba que venceu três e perdeu uma partida contra a Avibi.

Confira a programação completa do Dia do Basquete (Sábado – 5 de dezembro)

15 horas – Decisão do terceiro lugar da Taça Clinigastro – Mampituba All Stars x Associação Viva Basquete de Içara

17 horas – Desafio Fátima Esportes de 3 pontos

18 horas – Partida de exibição das escolinhas de Criciúma e Içara

19 horas – Desafio Fátima Esportes de Enterrada