Geral

Dia do Bombeiro: dez anos de dedicação ao próximo

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Colocar a própria segurança em segundo plano com o objetivo de ajudar o próximo é um dos sentimentos que move o dia a dia de um bombeiro. E esse sentimento não é diferente para o bombeiro militar Eduardo de Pieri Floriano, 31 anos. Há dez anos ele atua nessa profissão, que tem o dia de hoje como data especial. 

Atualmente, Floriano atua no 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão. Sua trajetória começou nas Forças Armadas. “Queria ser policial, tanto que fiz o concurso da PM e passei. No entanto, na mesma época surgiu o de bombeiros. Tentei e também fui selecionado”, conta o bombeiro. 

Desde então, a dedicação do bombeiro tubaronense dos últimos dez anos é servir à corporação. “Foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Não me arrependo de ter escolhido essa profissão que hoje tanto me orgulha e me traz felicidade. Não trocaria por nada”, fala Floriano. 

Entre as ocorrências que mais marcaram o bombeiro nesses dez anos de atuação, Floriano relembra de uma explosão que aconteceu em Guatá. “Fui o primeiro a receber o chamado e o primeiro a entrar na mina. Foram sete quilômetros de extensão e muita coisa que ficará marcada na memória”, diz o bombeiro. 

Entre as ocorrências mais difíceis de atuação, Floriano confessa que são as que envolvem crianças. “A gente nunca sabe o que vai encontrar. Mas quando as vítimas são crianças, é difícil separar o lado emocional do profissional”, fala o bombeiro, que atualmente é responsável pela direção da carreta que atua no combate a incêndio.

Data especial

Entre os motivos para comemorar o Dia do Bombeiro, Floriano conta que o reconhecimento da profissão pela sociedade é gratificante. “As pessoas nos respeitam pela profissão que exercemos. Queremos sempre dar o nosso melhor para ajudar o próximo e isso nos motiva”, destaca o bombeiro.

Rapel e corrida celebram Dia do Bombeiro na região

Hoje se comemora o Dia do Bombeiro. Tubarão segue com ações desenvolvidas ao longo da semana. Nesta quinta-feira, dia que marca a data, os bombeiros da Cidade Azul realizam uma atividade “radical”. Haverá uma descida de rapel do edifício Majestic, que para quem não conhece é um dos maiores edifícios de Tubarão. 

De acordo com o relações públicas do Corpo de Bombeiros de Tubarão, tenente André Araújo, a atividade ocorrerá a partir das 9 horas. Para dar continuidade às atividades, no sábado acontece uma simulação de salvamento em altura e demonstração de equipamentos no Parque Ambiental Tractebel em Capivari de Baixo, a partir das 15 horas.

Além disso, desde o início da semana estão sendo realizadas palestras e ações da Operação Alerta Vermelho, em que os bombeiros visitam algumas residências e orientam acerca de equipamentos de segurança contra incêndios. Essa operação vem sendo feita em Tubarão, Capivari de Baixo e Jaguaruna.

Ainda na região, o Corpo de Bombeiros de Laguna realiza, também no sábado, uma caminhada alusiva ao Dia do Bombeiro. Com o objetivo de despertar a importância da atividade física para manter a saúde do corpo e da mente, a caminhada acontece a partir das 8h, com saída da Praça Seival e chegada no Camping Sol Sul. 

A caminhada de 13 quilômetros percorrerá as praias pela faixa de areia, recolhendo o lixo, e contará com o apoio de ambulância e caminhonete do Corpo de Bombeiros. Na chegada, prevista para as 11h30, será servido o almoço.

Com informações do jornal Diário do Sul