Esporte

Diante do Londrina, Tigre estreia na Copa do Brasil 2014

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

O Criciúma estreia nesta quarta-feira na competição que lhe deu o maior título de sua história, a Copa do Brasil, em 1991. Após 13 anos da maior conquista de um clube do Estado de Santa Catarina, o Tigre estreia no campeonato contra o Londrina, às 19h30min. A Copa do Brasil já começou no dia 12 de março e terminará no dia 26 de novembro. Além do Criciúma, mais 85 times participam da competição, que é dividida em sete fases: primeira, segunda e terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e a final.

Segundo o técnico do Criciúma, Caio Júnior, a Copa do Brasil tem uma característica diferenciada. “É uma competição com muitos times e muito longa. É a competição mais interessante do país pela diversidade dos times”, pontua. Logo na estreia da competição, o Criciúma conta com quatro desfalques. João Vitor, lesionado, não joga. Já Ezequiel,Serginho e Paulo Baier serão poupados para a partida deste domingo contra o Joinville, na Arena Joinville, às 16 horas, pelo Campeonato Catarinense. A competição traz boas recordações ao comandante, pois no início da sua jornada como treinador Caio Júnior conquistou uma vitória diante do Corinthians. Na época, Júnior comandava o time do Cianorte (PR).

De acordo com o site Engeplus, na primeira fase da Copa do Brasil, os jogos foram definidos por sorteio. Serão dois jogos, de ida e de volta. Passa para a segunda fase, a equipe que somar o maior número de pontos nas duas partidas. Caso a pontuação dos times seja igual, o critério de desempate será o saldo de gols e o maior número de gols como visitante.

Caso a igualdade se mantenha, a decisão será nos pênaltis. No entanto, se o time visitante vencer com dois gols de diferença estará automaticamente classificado para a próxima fase. O critério que decide qual time joga fora de casa primeiro é o melhor posicionamento no ranking de clubes. O Criciúma melhor posicionado, enfrentará o Londrina, no Paraná, na primeira fase da competição. Os times que vão disputar a Taça Libertadores deste ano, como Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo vão entrar na competição nas oitavas de final. Como ocorre tradicionalmente, o campeão da Copa do Brasil garante vaga direita na Libertadores da América do próximo ano. 

Ficha técnica:

Londrina x Criciúma

Local: Estádio do Café

Horário: 19h30min

Arbitragem: Marcelo Alves dos Santos, auxiliado por Márcio Luiz Augusto e Danilo Simon Manis

Londrina: Vítor; Maicon Silva, Dirceu, Gilvan e Paulinho; Sílvio, Rone Dias, Bidia e Celsinho; Arthur e Joel.
Técnico: Cláudio Tencati

Criciúma: Galatto; Eduardo, escudero, Ronaldo Alves e Rômulo; Anderson Uchoa, Ricardinho, Maylson e Everton; Lucca e Gustavo.
Técnico: Caio Júnior