Geral

Dinâmicas ajudam a superar as dificuldades do câncer

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Garcia Ludwig/Engeplus

Com recreações e distrações, as dificuldades trazidas pelo câncer começam a ser superadas no dia-a-dia de pacientes e suas famílias. Desta forma, a associação Unidos Contra o Câncer tem ajudado seus pacientes a lutar contra a doença, fazendo com que cada um deles consiga lidar da melhor forma possível com sua nova condição após ter recebido o diagnóstico.

De acordo com o site Engeplus, a cada 15 dias, os pacientes participam de oficinas de artes, danças e diversas outras dinâmicas. A psicóloga da associação, Maria Salete Francisco, explica que isso ajuda a aliviar o sofrimento dos pacientes. "Assim que eles recebem o diagnóstico, existe uma mudança na vida, e cada um deles precisa aprender a lidar com isso. As dinâmicas são feitas para ajudar a fortalecê-los e tratar da melhor forma sua nova rotina", avalia.

O pedreiro Antônio Ismael descobriu há 90 dias que sua mulher estava com câncer de colo de útero. Ele deixou o trabalho para ajudar no tratamento e cuidar da esposa. A filha de 15 anos também ajuda o casal com as dificuldades trazidas com a doença. "Temos o apoio de toda a família. Colocamos nossa confiança em Deus. Essa é uma doença onde o paciente precisa ter carinho, compreensão e amor", explica Ismael.

Segundo o pedreiro, o diagnóstico foi uma surpresa. "É uma coisa que nunca acreditamos que acontece com a gente. O câncer vem para judiar de uma família. Aqui na associação temos todo o apoio que precisamos. Eles nos auxiliam em todas nossas necessidades. As dinâmicas fazem com que possamos esquecer por alguns momentos disso", afirma Ismael.