Geral

Diretora do Colégio São Bento, Irmã Analuísa Venturini, morre aos 74 anos

Irmã Analuísa Venturini (Foto: Divulgação)

Irmã Analuísa Venturini (Foto: Divulgação)

A diretora do Colégio São Bento de Criciúma, Irmã Ana Luísa Venturini, faleceu nesta segunda-feira (26), aos 74 anos, no Hospital São Camilo – Imbituba, em decorrência de um mieloma múltiplo, câncer que afeta a medula óssea. O velório será no Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza, sem horário definido ainda.

A Irmã Analuísa Venturini nasceu em 24 de outubro de 1940, na cidade de Criciúma, bairro Rio Maina. Aos 13 anos entrou no convento das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Com 18 anos fez os primeiros votos e aos 23 anos os votos perpétuos, mesma época em que assumiu a direção do Instituto Pio XI, no Rio de Janeiro. Foi diretora do colégio São Bento de Criciúma de 1967 a 1977, retornando após isso para a diretoria do Pio XI.

A partir de 1986 se tornou Provincial Geral do Brasil, cargo que assumiria por 12 anos, sendo reeleita três vezes, até o ano de 2013. De 2003 até hoje, Irmã Analuísa esteve novamente à frente da direção do Colégio São Bento de Criciúma, no qual liderou inúmeras obras, incluindo o ginásio e a residência das irmãs. Na comunidade, realizou o projeto São Bento Solidário, no Bairro Vida Nova, acompanhou a construção da Casa da Criança, no Bairro Santa Bárbara, a Clinica São Marcos, em Nova Veneza e o Instituto Sagrada Família, onde será velada. 

Colaboração: Bárbara Barbosa/Alfa Comunicação